segunda-feira, 25 de julho de 2011

DEUS TIRA OU APAGA O NOME DO LIVRO?

Como ele não conhece passado e futuro, se ele retirasse o nome de alguém do suposto livro da vida, cordeiro, etc., ele deixaria de ser DEUS (ser onisciente); como para ele o presente não poderia retirar alguém do livro que lhe aceitou no passado e está caminhando para o futuro; sendo DEUS conhecedor do futuro do homem, seus vários estágios de altos e baixos, firme ou caído, mas na qualidade de filhos pródigos, seus nomes nunca foram apagados do livro de seu pai, porém o irmão do filho pródigo que nunca saiu de casa o seu nome nunca foi escrito no livro da vida.
É falta de conhecimento de Deus daqueles que acreditam num céu de brincadeiras, onde Deus ordena os seus súditos apagar o nome daquele; Um ano depois pôr o nome dele outra vez, meses depois torná-lo apagar como também a idéia de um livro literalmente. Todos que assim pensam, são leigos, desinformados. Entendemos que a Bíblia é interpretada em três aspectos, Literal,simbolica e figurada.
Erros mais graves cometem aqueles que acreditam em um Deus que predestinou um grupo de elite para ir para o céu e outro para ir para o inferno. Os judeus e romanos criam assim: que eles eram melhores que o resto da humanidade. Impetulância, arrogância dos Calvinistas e a justiça de Deus! (Rm 2vs1e16).
EXEMPLO: Você compra uma casa financiada pela CEF (Caixa Econômica Federal), fecha o contrato, passa a morar na casa, mas existe no contrato diversas cláusulas e uma delas diz que, o não cumprimento do pagamento implicará na perda do imóvel, o qual somente mediante o pagamento da última parcela e aquisição da escritura. - No caso da Salvação disse Jesus: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. - Ap. 2v10. Será definitivamente seu.

Não basta ensinar, tem que ter princípios;
Não basta ensinar, tem que ter dedicação;
Não basta formar, tem que ter qualidade;
Não basta ser escola, tem que ser FATEB

Pr. Robério Lyra. Th.D
Jornalista. Mtb.53.839/SP

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Significado da palavra "ratimbum"! Leia é muito sério!!!




 
Seja lá! Quem for, que acrescentou estas palavras ao final da cantiga de parabéns, conseguiu embutir isso em nossas mentes de tal maneira que até hoje se canta isso sem sentir (automaticamente) e sem se saber  o verdadeiro significado.

SIGNIFICADO DE RATIMBUM

RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde  a Idade Média.
Por muito tempo cantamos inocentemente um "Parabéns" para  alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo. É um  aniversário.
O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre  o tal deRa-tim-bum! (este é o significado: eu amaldiçôo você).
Existe até hj na TV Cultura ,um programa infantil chamado de
Castelo Ratimbum, que tem o significado de "Castelo da Maldição".
Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus
perece por falta de conhecimento.
Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la?

Tomemos muito cuidado.

Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum,  pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto.
Se não vejamos: quantas vezes você já cantou para as pessoas:
" É BIG É BIG (é grande, é grande), É HORA É HORA (neste momento,
nesta ocasião):
RA-TIM-BUM (EU AMALDIÇOOU VOCÊ), Fulano, Fulano, Fulano".

Repasse esta matéria para outros, para que conheçam e
não mais repitam palavras sem saber o significado, a origem e quem está por detrás delas. Não mais façam uso apenas por força de expressão, pois é assim que se pratica abominações por meio de palavras sobre nós e também sobre as pessoas de nossos relacionamentos.
   
Pr. Robério Lyra Th.D
Jornalista.Mtb.53.839/SP

terça-feira, 19 de julho de 2011

RAZÕES PORQUE O ANTICRISTO TERÁ O CORPO CLONADO !!!

Tenho o prazer de apresentar ao público evangélico mais um tema atuante. Trata-se da matéria intitulada CLONAGEM HUMANA, o corpo do anticristo, que foi minha TESE apresentada na disciplina de antropologia que se tornou livro e apostila para o curso ministrado pela Academia de Teologia e Missões Ebenezer. A referida tese é polêmica, mas atuante. Para uns foi chocante, para outros, agressiva, para outros, estarrecedora, mas, para outros: interessante, atuante, corajosa, audaciosa e irrefutável.

Os que se sentirem agredidos são em virtude de ter aprendido em seu seminário que o anticristo já estava no mundo, que ele é um ser super interessante, super dotado, etc. etc.;
Outros, por se considerarem donos da verdade e já terem ensinado que o anticristo é um homem normal, etc, etc, por esta razão não querem admitir, são elementos que não usam marcha ré em seus carros. Porém bíblica, científica e logicamente não a podem refutar.
Em todas as investidas do inimigo na história da humanidade, quer usando reis, imperadores, governos, na qualidade de anticristo, foram apenas representantes, da mesma forma como DEUS usou Abraão, Isaque, Jacó, Moisés. Mas no momento certo da história da humanidade (“o verbo se fez carne” - Jo. 1v1”). Cristo foi revelado ao mundo através de um corpo físico. Gl. 4v4.
Biblicamente, satanás virá ao mundo em um corpo físico. Como? Biologicamente não pode; se ele já existe como anjo caído não poderá nascer biologicamente; nem tampouco usar um corpo humano, você pode dizer: “como os demônios usam o corpo humano?”, eles se utilizam do corpo humano, em virtude de não possuírem corpos próprios; são seres desencarnados. Porém, satanás tem um corpo próprio (l Co. 15v40), portanto, literalmente, terá um corpo clonado (“o iníquo será revelado” – II Ts. 2v9).
Esta não é uma suposição e sim uma afirmação: O corpo do anticristo será clonado; tanto do ponto de vista científico, como biológico, tanto teológica, como logicamente. O caro leitor pode não concordar, como também não concorda com diversas passagens ou textos das Escrituras; mas por temor as Escrituras não refuta, porém não aceita.
Esta afirmação é semelhante, você pode não aceitá-la por razões apresentadas neste comentário, porém não pode refutar. Mas se você quiser refutar, eu lhe darei uma única e provável maneira: FICAR PARA COMPROVAR.
Creio, porém que, ninguém que faça parte da Igreja do Senhor Jesus Cristo deseja ficar por ocasião do arrebatamento da mesma; Já que você não pretende ficar, também jamais terá condições de provar o contrário.

Veja a matéria completa na apostilha O ANTICRISTO CIBERNÉTICO em nossa grade Curricular da FATEB !!!!


Pr. Robério Lyra Th.D
Jornalista. Mtb.53.839/SP


 

sábado, 16 de julho de 2011

O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO !!!

O Pregador prega ao Pecador, o ESPÍRITO SANTO conscientiza ou convence que o homem é Pecador (pois é a sua missão). Caso o homem depois de conscientizado não for a JESUS para ser perdoado, o seu Pecado passa a ser Contra O ESPÍRITO SANTO.
AÍ SE CUMPRE:Pecado contra o Espírito Santo não tem perdão, se você não for ao perdoador de pecados: Jesus.

Is 1v18 – “... Pecados sejam como a escarlata...”
Lc. 2v11 – “... Nasceu hoje o Salvador”.
Lc. 19v11 – “...veio buscar e salvar os que se havia perdido”

“Não terá perdão”; porque não foi a JESUS (Lc. 19v10) e passou a oportunidade que a pessoa teve (Jo. 16v9). Há perdão para (Is. 1v18; Lc. 19v10) todo tipo de pecado; sem reservas, sem limites, grandes ou pequenos, preto ou branco, oculto ou público. Só não tem perdão se não for à CRISTO. Se o texto não for explicado em detalhes, vamos cair no mesmo erro da (congregação), que ensina que não tem perdão para os adúlteros, por isso, o homem peca, e se entrega ao mundo. Se Mt. 12v31 fosse explicado, como muitos asseguram, agora ninguém iria para o céu, pois todos pecaram contra Ele. Portanto o único pecado que não tem perdão é o pecado de não ir a CRlSTO para o perdão - Mt 18v11; Lc.9v56; Jo. 3v17; I Jo. 4v14.

Pr. Robério Lyra . Th.D
Ministro do Evangelho
Jornalista.Mtb 53.839/SP

sábado, 9 de julho de 2011

O DIA EM QUE DEUS CRUZOU OS BRAÇOS !!!

E abençoou JOSÉ, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que nasci até este dia, o Anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes. Seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e MULTIPLIQUEM-SE abundantemente no meio da terra. Vendo JOSÉ que seu pai punha a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isso DESAGRADÁVEL, e tomou a mão de seu pai, para mudar da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés. Disse José a seu pai: Não assim, meu pai, este é o PRIMOGÊNITO; põe a tua mão direita sobre a cabeça dele. Mas seu pai o RECUSOU, e disse: Eu sei, filho meu, eu sei. Também ele será um povo, e também ele será grande. Contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua DESCENDÊNCIA será uma MULTIDÃO de nações. Assim os abençoou naquele dia, dizendo: POR vós Israel abençoará e dirá: DEUS te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim e como a Manassés.
Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas DEUS será convosco, e vos fará tornar a terra de vossos pais.
O que Isaque não entendeu no nascimento de seu filho Jacó que seria para DEUS o primogênito. Jacó agora com o nome de Israel - vencedor fez se cumprir a vontade de DEUS nos filhos de José.
Colocando suas mãos na cabeça de Efraim no lugar de Manassés que era o primogênito do tradicionalismo arcaico de nação Israelita e hoje dos ministérios tradicionalistas de pais para filhos. Gn. 48vs11a21.
Isaque orou INSISTENTEMENTE ao Senhor por sua mulher, por que ela era estéril. O Senhor ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher concedeu. Os filhos lutavam no ventre dela, e ela disse: Por que isto está acontecendo comigo? E FOI PERGUNTAR AO SENHOR.
O SENHOR LHE DISSE: - DUAS nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais novo - Gn. 25vs21a23.
Todo pastor, teólogo ou escritor que não sabe ou não quer usar regras de hermenêutica, torce o texto acima; o texto é bem claro quando diz que o maior (Esaú) serviria ao menor (Jacó). No texto, Rebeca é símbolo da Igreja que luta para que se cumpra a von­tade de DEUS em seus filhos. Pregar em púlpito que Rebeca enganou ao seu marido, como ao seu filho mais velho é dizer que a Igreja é enganadora e que DEUS participou deste engano, pois foi ele próprio quem disse: “O mais velho (Esaú) servirá ao mais novo (Jacó). Hoje 90% dos pregadores NUNCA LERAM ESSES TEXTOS COM MEDITAÇÃO por isso são verdadeiros papagaios, torcem o referido texto”.
A Bíblia Sagrada diz que Esaú e Jacó ainda não eram nascidos, nem tinham ciência dE abençoou JOSÉ, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que nasci até este dia, o Anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes. Seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e MULTIPLIQUEM-SE abundantemente no meio da terra. Vendo JOSÉ que seu pai punha a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isso DESAGRADÁVEL, e tomou a mão de seu pai, para mudar da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés. Disse José a seu pai: Não assim, meu pai, este é o PRIMOGÊNITO; põe a tua mão direita sobre a cabeça dele. Mas seu pai o RECUSOU, e disse: Eu sei, filho meu, eu sei. Também ele será um povo, e também ele será grande. Contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua DESCENDÊNCIA será uma MULTIDÃO de nações. Assim os abençoou naquele dia, dizendo: POR vós Israel abençoará e dirá: DEUS te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim e como a Manassés.
Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas DEUS será convosco, e vos fará tornar a terra de vossos pais.
O que Isaque não entendeu no nascimento de seu filho Jacó que seria para DEUS o primogênito. Jacó agora com o nome de Israel - vencedor fez se cumprir a vontade de DEUS nos filhos de José.
Colocando suas mãos na cabeça de Efraim no lugar de Manassés que era o primogênito do tradicionalismo arcaico de nação Israelita e hoje dos ministérios tradicionalistas de pais para filhos. Gn. 48vs11a21.
Isaque orou INSISTENTEMENTE ao Senhor por sua mulher, por que ela era estéril. O Senhor ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher concedeu. Os filhos lutavam no ventre dela, e ela disse: Por que isto está acontecendo comigo? E FOI PERGUNTAR AO SENHOR.
O SENHOR LHE DISSE: - DUAS nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais novo - Gn. 25vs21a23.
Todo pastor, teólogo ou escritor que não sabe ou não quer usar regras de hermenêutica, torce o texto acima; o texto é bem claro quando diz que o maior (Esaú) serviria ao menor (Jacó). No texto, Rebeca é símbolo da Igreja que luta para que se cumpra a von­tade de DEUS em seus filhos. Pregar em púlpito que Rebeca enganou ao seu marido, como ao seu filho mais velho é dizer que a Igreja é enganadora e que DEUS participou deste engano, pois foi ele próprio quem disse: “O mais velho (Esaú) servirá ao mais novo (Jacó). Hoje 90% dos pregadores NUNCA LERAM ESSES TEXTOS COM MEDITAÇÃO por isso são verdadeiros papagaios, torcem o referido texto”.
A Bíblia Sagrada diz que Esaú e Jacó ainda não eram nascidos, nem tinham ciência do bem ou do mal e o próprio DEUS já tinha escolhido a Jacó... (quando há eleição, prevalecesse o propósito de DEUS não por obras, mas por aquele que ele chama) Rm. 9v11. Todo pregador que ensina que Jacó enganou a seu irmão Esaú, que Jacó roubou a bênção do seu irmão, o próprio está chamando a si mesmo de LADRÃO pois a Igreja que ele faz parte tomou (roubou) o direito de primogenitura de Israel. Quando na verdade, a Igreja não roubou, foi Israel quem não quis ser primogênito; vendendo seu direito de primogenitura, assim como Esaú rejeitou e vendeu ao seu irmão Jacó, o mesmo direito de primogenitura.
o bem ou do mal e o próprio DEUS já tinha escolhido a Jacó... (quando há eleição, prevalecesse o propósito de DEUS não por obras, mas por aquele que ele chama) Rm. 9v11. Todo pregador que ensina que Jacó enganou a seu irmão Esaú, que Jacó roubou a bênção do seu irmão, o próprio está chamando a si mesmo de LADRÃO pois a Igreja que ele faz parte tomou (roubou) o direito de primogenitura de Israel. Quando na verdade, a Igreja não roubou, foi Israel quem não quis ser primogênito; vendendo seu direito de primogenitura, assim como Esaú rejeitou e vendeu ao seu irmão Jacó, o mesmo direito de primogenitura.

   Pr. Robério Lyra . Th.D
   Jornalista.Mtb.53.839/SP

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O ESPÍRÍTO DO HOMEM É IMORTAL !!!

A Bíblia Confirma Que o Espírito do homem é Imortal !

Temos aqui vários versículos Bíblicos no começo , meio e fim da Bíblia que mostram que o Espírito Humano é Imortal , inclusive vemos Jesus ensinando isto em Mateus 10,28:

"O pó volte á terra , onde estava , e o espírito volte a Deus , seu autor . "( Eclesiastes 12,7).

"O Sheol , lá embaixo , se agita por tua causa , ao anúncio da tua vinda . Por ti ele desperta as sombras , todos os grandes da terra ; faz levantar-se de seus tronos todos os reis das nações . " ( Isaías 14,9).

"Não deveis ter medo dos que matam o corpo , mas não podem matar a alma ..." (Mateus 10,28). Afirmação de Jesus!

Moisés após séculos da morte de seu corpo físico :"E apareceram Moisés e Elias conversando com ele ." (Mateus 17,3).

"E Jesus lhe respondeu :"Em verdade te digo : Ainda hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23,43).

" Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos para a mesa , junto de Abraão . Também o rico morreu e foi sepultado . E no Inferno , no meio de tormentos ..." (Lucas 16,22-23).

Estamos , repito , cheios de confiança , preferindo ausentar-nos do corpo para morar junto do Senhor . " (2 Coríntios 5,8).

"Estou como que na alternativa . Pois de um lado desejo partir para estar com Cristo , o que é muito melhor . " (Filipenses 1,23) .

" Ao apedrejarem Estêvão , ele orava dizendo : "Senhor Jesus , recebe meu Espírito . " (Atos 7,59).

"E neste mesmo Espírito foi pregar aos espíritos que estavam na prisão , rebeldes de outrora , quando nos dias de Noé os esperava a paciência de Deus , enquanto se fabricava a arca , nas qual poucos , isto é, oito pessoas , se salvaram pela água." (1 Pedro 3,19-20).


"E os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro , tendo cada um sua Cítara e taças de ouro cheias de perfumes que são as orações dos santos." (Apocalipse 5,8).


"...Vi debaixo do altar com vida , os que tinham sido degolados por causa da palavra de Deus e do testemunho que guardavam . " (Apocalipse 6,9).

"...Estes que vestem túnicas brancas , quem são e de onde vieram ? " Eu lhe respondi : "Meu Senhor , tu é que sabes ." E ele me falou : "Estes são aqueles que vêm da grande tribulação , lavaram as túnicas e as alvejaram no sangue do Cordeiro . Por isso estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu templo ..." (Apocalipse 7,13-15).
   

   Pr. Robério Lyra. Th.D

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Bênção de Ser um Derrotado !

Ninguém gosta de perder... A perda sempre gera momentos de dor, angústia, frustração, insegurança em relação ao futuro e quase nunca estamos preparados emocionalmente para perder, seja pela surpresa, pelo inesperado que nos atropela de repente ou por precisar abrir mão de algo importante. Numa sociedade viciada em ganhar, onde, desde muito pequenos, somos adestrados e incentivados a agir sempre competitivamente em todas as coisas, aprendemos que somente os fracos perdem.

Em tempos como os que vivemos, a derrota parece ser o não sucesso, o não se sobressair tanto no mercado de trabalho como na conquista de uma pessoa desejada, não alcançar algo que se quer ou perder para alguém mais forte, aparentemente melhor preparado que a gente.

Não é tão incomum, e aliás está se tornando uma doença crônica que vai se alastrando incontrolavelmente, ouvir até mesmo os ambientes religiosos reproduzindo o velho discurso a favor da"vitória" a qualquer custo. Mesmo que para isto seja preciso abrir mão do bom senso, do Evangelho puro e simples ensinado por Jesus, não como um meio de ganhar tudo o que se quer ou se deseja, mas, mesmo na aparente derrota, encontrar o caminho da consciência pacificada de que todas as coisas cooperam sempre para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo um propósito infinitamente maior do que perder ou ganhar. Até mesmo a perda ou o não ser atendido na petição que fazemos se torna motivo de glória e livramento incontáveis vezes. Na perspectiva do Reino nem sempre os "vitoriosos", os "fortes" ou aqueles que chegam em "primeiro lugar" cheios de "honras" herdarão a terra.

Tenho visto uma geração inteira dentro dos templos/mercados pagando, e pagando muito caro, alguns dão o que não podem para tentar se tornar "vitoriosos" segundo as suas próprias perspectivas viciadas e distorcidas. Dão ofertas/oferendas generosas, fazem pactos, propósitos, compram o favor das entidades ou das forças e elementos da natureza afim de se tornarem imbatíveis. Querem fechar o corpo, ganhar força e poderes sobrenaturais para jamais perderem. Como se fosse possível, tentam até mesmo comprar o "in-comprável", acham que Deus é um negociador que distribui bens, fortuna e sucesso em troca de moedas, sacrifício ou serviço abnegado. Eles até ganham alguma coisa, conquistam lugares, pessoas, situações e demandas, mas acabam perdendo o essencial da vida. "Ganham" sempre, mas ganham sem paz, sem alegria, sem sabor e sem verdade.

Precisamos entender que nossa limitada e frágil humanidade, nossa derrota diante das vitórias que provocam mais mal do que bem, na verdade, é uma bênção. É exatamente a capacidade de perder que nos faz crescer para a vida. A perda não é sinal de fraqueza, mas sim de força pois é neste momento que a consciência de que não somos indestrutíveis cresce ou que nossa aparente força nada é, que descobrimos o dom do quebrantamento. Por incrível que pareça, o poder de Deus em nossas vidas se aperfeiçoa mesmo é na fraqueza, no reconhecimento de que o controle de todas as coisas é somente Dele. Perder ou ganhar, neste sentido tanto faz, é só mais um aprendizado.

A arrogância dos "vencedores" e dos "poderosos" é, de fato, a anti-vitória. Quem ganha sempre forçado ou comprado, está acumulando para si próprio uma perda irrecuperável, a destruição dos valores fundamentais da vida, da segurança de passar pelo vale da sombra da morte sem temer mal algum porque a presença Daquele que habita o coração dos quebrantados e humildes o acompanha.

Não! Eu não quero ganhar sempre, decretado, comprado ou profetizado... Ganhando ou perdendo, vou seguir minha vida habitando com Aquele que me faz mais do que vencedor até mesmo nas derrotas que me sobrevém, sendo seguido pela bondade e pela misericórdia todos os dias da minha vida.

Eu não sei se amanhã eu vou ganhar ou perder, a única certeza que está viva e pulsante no meu coração, todos os dias, é que eu sei em Quem tenho crido e sei também que Ele é fiel e poderoso para me guardar até mesmo no dia da derrota, no dia mal.


O Deus que chamou para junto de si os fracos e sobrecarregados te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!


Pr. Robério Lyra. Th.D
Jornalista - Mtb.53.839/SP

sábado, 2 de julho de 2011

O QUE VEM SER "O Bicho Que Nunca Morre?"

           Diz a passagem de Marcos 9:47, 48:


    * "Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga".

Esta passagem é ótima para se definir, de uma vez por todas, a tão debatida e incompreendida questão do castigo dos réprobos. Na verdade eu a considero o texto-chave para entender todo esse debate a respeito de tal tema.

Basta perceber o que realmente Jesus está dizendo, lembrando que Ele NÃO FALA em "alma" que não morre, e sim em "bicho" que não morre. Ora, alma é alma e bicho é bicho.

Eu perguntei a um grande defensor de imortalidade da alma como entender essa questão de "alma" e "bicho" (por que Jesus não falou de "alma" que não morre) e ele confessou que não sabia dizer. . .

Pois é bem fácil. Basta comparar tal passagem com Isaías 66:24:

"E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne".

Pronto, aí está a fonte das palavras de Cristo. Ele está se valendo da mesma metáfora de Isaías, recorrendo à mesma HIPÉRBOLE, ou seja, a linguagem poeticamente exagerada para pintar com cores mais fortes o cenário que o autor bíblico está descrevendo.

Isaías está acentuando o horror das multidões de inimigos de Deus mortos ao final, com seus cadáveres comidos pelos bichos que aparentemente NUNCA MORREM, ou não morrem até consumirem suas carnes. Para um israelita a maior desonra era morrer e ficar insepulto, comido por vermes ao ar livre.

Assim, Jesus faz essa comparação com a destruição final, valendo-se da mesma FIGURA HIPERBÓLICA do profeta. Ele fala claramente em CADÁVERES, não em "almas".

A hipérbole é um exagero de linguagem para propósitos retóricos, como se dá com o próprio hino nacional brasileiro na parte que diz: "Pátria amada, IDOLATRADA". Só que literalmente ninguém idolatra a pátria, coisa nenhuma, (e nem deve. . .)



Pr. Robério Lyra. Th.D
Jornalista - Mtb.53.839/SP


sexta-feira, 1 de julho de 2011

CONHEÇA VARIAS LINHAS TEOLÓGICAS !!!


Introdução
"... antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós". (I Pe 3.15)
Vivemos em um momento de grande marasmo teológico, onde ideologias e novas concepções surgem a cada momento atacando e afrontando as maneiras tradicionais de se crer no divino. Diante dessa conjuntura é preciso que sejamos objetivos quando somos abordados acerca da razão de nossa esperança cristã; por que cremos assim? Qual a nossa concepção de Deus? Qual a cosmovisão em que estamos estribados? Enfim, qual é a definição teológica dos evangélicos em contraste com as demais, pois se soubermos distinguir desse marasmo o que realmente acreditamos teremos como levar avante o verdadeiro evangelho de Jesus.
Por isso exporemos abaixo algumas das mais expressivas linhas de pensamentos teológicos.

Linhas Teológicas

Teologia Católica Romana:
A Teologia Católica está estribada em um tripé - A Bíblia, incluindo os apócrifos; A Tradição e o ensino dos Pais da Igreja e a autoridade Papal, ex cathedra, onde o Papa decide questões doutrinárias e morais. Com esse tripé teológico a Igreja Católica concatenou novas doutrinas, sem criar constrangimentos por tais doutrinas estarem além ou aquém da Bíblia. A Bíblia tem um papel secundário em detrimento da própria Igreja que é superior a qualquer outra fonte de autoridade eclesiástica. Essa conjuntura ideológica da cosmovisão teológica gerou os sete sacramentos: batismo, crisma ou confirmação, penitência, eucaristia ou missa, matrimônio, unção de enfermos ou extrema-unção e santas ordens. Segundo o catecismo de 1994, "a Igreja afirma que para os crentes os sacramentos da nova aliança são necessários à salvação." Os sete sacramentos são nada menos que uma séria de boas obras que os católicos crêem que precisam fazer para alcançar a salvação. (A deterioração da doutrina católica iniciou-se por volta de século IV).

Teologia Natural
A Teologia Natural Baseia-se somente na razão em detrimento da fé e a iluminação do Espírito Santo e seu mover. Os atributos de Deus são aqueles comuns a todos os indivíduos, ou seja, criação, raciocínio lógico, etc... O conhecimento de Deus é obtido pelo relacionamento com o universo por meio da reflexão racional, sem se voltar a vaticínios e meios sobrenaturais.

Teologia Luterana
Sola Escriptura - Somente a Bíblia, Sola Gratia - Somente a Graça e Sola Fide - Somente a Fé formam o fundamento da Teologia Luterana. A Bíblia é a bandeira pela qual o exército de Cristo deve marchar, Ela não fala apenas de Deus, mas é a própria Palavra de Deus. O centro das escrituras é o Cristo revelado a humanidade. Na questão salvífica o indivíduo em nada contribui, sendo destituído do livre-arbítrio, Deus é a causa eficiente da obra redentora. (Século XVI)

Teologia Anabatista
A Teologia Anabatista preconizou o batismo somente para adultos, testificando assim o rompimento do cristão em relação ao mundo e o seu comprometimento em obedecer a Jesus Cristo. Opunham-se ao controle da religião pelo o estado e nutriam um enorme zelo missionário. Devido a maneira pragmática como viam a vida não deram ênfase aos estudos teológicos sistemáticos.

Teologia Reformada
Como na Teologia Luterana, a Teologia Reformada tem como principal bandeira "sola scriptura". A Bíblia é a Palavra de Deus e isenta de erros. Deus é soberano sobre todas as coisas, tudo está sob o domínio de Deus, como criador e soberano de universo Ele não pode ser limitado por nada. Deus predestinou um certo número de criaturas caídas para serem reconciliadas com Ele mesmo. A salvação pode ser resumida nos cinco pontos do Calvinismo: Depravação Total, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irreversível e Perseverança dos Santos. (adaptado, 01)

Teologia Arminiana
A Teologia Arminiana divergiu do calvinismo, argumentando que os benefícios da graça são oferecidos a todos, em oposição ao princípio calvinista da condenação predestinada. A ênfase desta Teologia gira em torno da presciência divina, da responsabilidade e livre arbítrio do indivíduo e do poder da Graça capacitadora de Deus.

Teologia Wesleyana
A Teologia Wesleyana era praticamente de cunho arminiana, embora a principal doutrina destacada por Wesley fosse a da justificação pela fé através de uma experiência súbita de conversão. Também se destacava a doutrina da perfeição cristã ou do perfeito amor, segundo a qual era possível a perfeição cristã absoluta ainda nesta vida... Wesley deixou claro que não propunha a perfeição sem pecado nem a perfeição infalível, mas, antes, a possibilidade da santidade no coração (03).

Teologia Liberal
A Teologia Liberal é recheada por convicções contemporâneas de novas ideologias filosóficas e culturais. A humanidade não é pecadora e nem caída por natureza, não precisa de uma conversão pessoal, apenas o aperfeiçoamento sociológico. Jesus não sofreu vicariamente na cruz, ele não é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, nem Deus, mas simplesmente um representante de Deus, um modelo a ser seguido. A Teologia Liberal segue a visão unitária da pessoa de Deus, Jesus estava cheio de Deus, mas nunca foi Deus. O Espírito Santo é simplesmente a atividade de Deus no Mundo. Os registros bíblicos são falíveis.

Teologia Existencial
Os teólogos existenciais explicam tudo o que é sobrenatural como sendo um mito. Deus atua no mundo como se não existisse, e não se pode conhecê-lo de nenhum modo objetivo. A Trindade, os milagres de Jesus Cristo e sua historicidade, o Velho e o Novo Testamento, as atuações do Espírito Santo, tudo isso, não passam de mitologia religiosa, sendo que pouco se aproveita como conteúdo histórico fidedigno. Encontrar o nosso verdadeiro eu e desmistificar a Bíblia é a maneira pela qual a humanidade poderá ser salva.

Teologia Neo-Ortodoxa
Essa teologia foi uma reação contra a concepção liberal implantada no final do século XIX e houve a tentativa de preservar a essência da teologia da Reforma ao mesmo tempo em que se adaptava a questões contemporâneas. Deus não pode ser conhecido por doutrinas objetivas, mas por meio de uma experiência de revelação. O Cristo importante é aquele experimentado pelo indivíduo, o Cristo bíblico não teve um nascimento virginal. A Bíblia apenas contém a Palavra de Deus, sendo humana e falível. O relato da criação não passa de um mito. Não existe nenhum pecado herdado de Adão, o homem peca por concepção, e não por causa da sua natureza. O inferno e o castigo eterno não são realidades. (adaptado, 01)

Teologia da libertação
A experiência cotidiana das comunidades cristãs latino-americanas que combatem as injustiças econômicas, sociais, culturais e políticas, está na origem da chamada teologia da libertação. A teologia da libertação constitui uma nova interpretação da mensagem evangélica, à luz da injustiça social. Apesar do nome, não é propriamente uma teologia, no sentido de reflexão sobre Deus. Suas raízes podem ser encontradas no movimento denominado teologia política, surgido na Europa na década de 1970, depois que o Concílio Vaticano II (1962-1965), examinou o problema das relações entre a igreja e o mundo moderno. A característica mais inovadora do movimento foi encarar os problemas políticos como base para a interpretação dos textos bíblicos... A mensagem de salvação é interpretada à luz das mazelas sociais de que o homem precisa ser libertado. Ao narrar a libertação dos hebreus do cativeiro no Egito e sua marcha para a Terra Prometida, o Êxodo é a imagem bíblica da mensagem da salvação, e a história sagrada não é algo distinto da história da humanidade ou superposto a ela, mas sim a intervenção de Deus. Um outro elemento importante da teologia da libertação é o método de análise marxista (02).
Conclusão
Mas enfim qual é a concepção teológica dos Evangélicos? A Soberania de Deus, Ele está acima da sua criação e de tudo o que há, não é limitado por nada. A Bíblia é a única fonte de autoridade, inerrante, verdadeira, ela não contém mas é a Palavra de Deus (II Tm. 3:16). Jesus Cristo é o centro das Escrituras; a sua pessoa e obra, principalmente sua obra vicária, são o fundamento de nossa fé cristã e da mensagem da salvação (Jo. 5:39). O Espírito Santo é uma pessoa, que atua por intermédio da Palavra de Deus convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8). A salvação é somente pela graça mediante a fé (Ef. 2:8-9), a fonte da salvação é a graça de Deus manifestada pela obra de Cristo, o fundamento da salvação. A concepção trinitariana é a única maneira de compreender o Deus revelado na Bíblia (Mt. 28:19; II Co. 13:13). O batismo é simbólico, para quem já tem consciência do que é pecado, mostrando a decisão de se separar do mundo em compromisso para com o Senhor Jesus (Cl. 2:12). A Igreja é o corpo de Cristo na terra, composta pelos filhos de Deus (I Co. 12:27; Ef.4:15.16). O cristão deve sempre procurar a santificação em sua vida diária (I Ts. 4:3). A Santa Ceia é em memória da obra de Cristo (I Co. 11:24) e todos os batizados devem participar da mesma (Mc. 16:16; Jo. 6:54).

Em linhas gerais, o que concluímos no fim desse estudo comparativo é a teologia professada pelos protestantes evangélicos atuais.

   Pr. Robério Lyra . Th.D
  Jornalista.Mtb.53839/SP

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...