terça-feira, 25 de outubro de 2011

GRANDES LIÇÕES DE PEQUENAS COISAS !

Provérbios 30.24-28
NARRAÇÃO· O valor de algo que não depende do seu tamanho! As quatro coisas que veremos hoje são muito pequenas e insignificantes, mas que podemos aprender tremenda verdade deles.· Estes versos foram escritos por Agur, contemporâneo de Salomão e foi considerado suficientemente sábio para ser incluído neste livro da sabedoria. Uma característica distintiva do ensino Agur é seu uso de números (ver "três ... quatro" em 30:15, 18, 21, 29) - ilustram o processo da pessoa sábia passar a vida fazendo listas de observações sobre o que é sábio e o que é insensato. · Neste texto, Agur enumera quatro coisas na Terra que são muito pequenas, mas muito sábias. Esses versos tratam de enigmas, simplesmente como um jogo, para sua audiência descobrir o significado. Sinais de humor podem ser vistos em alguns deles (por exemplo, as coisas que fazem a terra cambalear em vv. 21-23). O que podemos aprender destes pequenos animais? Tem coisas que são grandes em miniatura. · Grandes lições de pequenas coisas...
I APRENDA A SER ORGANIZADO (formigas) v. 24
· As formigas nos ensinam sobre planejamento e organização. Tem as que cortam, as que carregam, as que limpam o formigueiro e as que defendem de invasores. Elas trabalham duro no verão para poderem ter comida no inverno. Prepara-se para tempos mais difíceis! A formiga sabe: Só porque é verão agora, não significa que o inverno não está vindo.· Esforço. Você já prestou atenção numa formiga? Ela me parece ser o animal mais forte que existe, porque é capaz de carregar uma folha, ou objetos, que têm muitas vezes mais o seu peso.· Ecles. 9:10 O que quer que vier à mão para fazer, faze-o com toda a sua força· O formigueiro representa bem como a igreja deveria ser: primeiro, um povo numeroso, as colônias tem milhares de formigas (Deus gosta de multidões); segundo, um povo organizado, de ações planejadas; e, terceiro, um povo que demonstra solidariedade.· Seja alguém mais organizado. Comece no seu quarto. Organize seu trabalho, sua agenda. Cumpra o que você diz.
II APRENDA A SER ESTÁVEL (coelhos) v. 26
· Arganazes são coelhos selvagens. Eles nos ensinam sobre a estabilidade. Constroem seu ninho na rocha - símbolo de estabilidade. Para o predador chegar até eles é muito difícil. · Os coelhos são bonitinhos fofinhos e macios. Isso é o que os torna tão atraente. Estas são também as suas maiores fraquezas! Seu melhor atributo também pode ser a sua maior responsabilidade. Nós somos mais fracos em nossos pontos fortes. Gente bonita, ou que pensa que é, é vulnerável. Um elogio que pode fazer você ficar orgulhoso.· O coelho reconhece sua fraqueza, por isso ele faz sua habitação nas fendas da rocha. A Bíblia diz para edificarmos nossa casa sobre a rocha que é a palavra de Deus (Mt. 7.24).· Precisamos de estabilidade. Termine o que você começa. Não desista das coisas por causa do seu orgulho. Seja alguém estável, firme, constante.
III APRENDA A SER UNIDO (gafanhotos) v. 27
· Os gafanhotos nos ensinam sobre a unidade. Uma nuvem de gafanhotos pode variar de um quilômetro quadrado para várias centenas de quilômetros quadrados. Enorme! Pode consumir 20.000 toneladas de vegetação por dia. Um gafanhoto sozinho não representa risco.· Se como igreja nos unirmos, seremos uma grande força! Deixe de lado as diferenças bobas por amor de Jesus Cristo. Jesus reuniu seus doze discípulos não apenas um líder· Os gafanhotos não têm rei - eles podem trabalhar juntos sem brigar por posição! A Cooperação destrói a concorrência! · Você é um jogador da equipe? Se você quer bênção, você tem que abrir mão do egoísmo, tem que abrir mão dos gostos pessoais, e andar em unidade, vestindo a camisa da igreja e falando a mesma língua dos seus líderes.
IV APRENDA A SER ÚTIL (lagartixa) v. 28
· Geco em hebraico pode ser aranha ou lagartixa. Prefiro a tradução para lagartixa. Elas nos ensinam sobre a utilidade. São pequenas, insignificantes. Mas elas têm grande utilidade: comem as moscas, as aranhas, os insetos. São verdadeiras faxineiras biológicas. · Há aqui uma grande lição para nós: Ser pequeno não é defeito, mas, ser inútil é imperdoável. Você é útil na igreja? O que você faz? Quem não serve para servir não serve para nada!· Você tem de ter aspirações. As lagartixas moram nos palácios do rei. Grandes homens e mulheres tornaram-se grandes porque acreditavam que podiam ser!· Faça algo grande para Deus neste ano!
CONCLUSÃO
· O jovem bêbedo que encontrou o folheto: “prepara-te Israel para encontrares com o teu Deus”.· Os melhores presentes vêm em pacotes pequenos!· Grandes lições de pequenas coisas:o As formigas nos ensinam a sermos organizadoso Os coelhos nos ensinam a sermos estáveiso Os gafanhotos nos ensinam a sermos unidoso As lagartixas nos ensinam a sermos úteis
Pr. Robério Lyra . Th.D
Jornalista.Mtb nº 53.839/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...