domingo, 18 de dezembro de 2011

AS LIÇÕES DA ORAÇÃO DE JABEZ !!!


“Queridos amigos e irmãos em Cristo¨.

Estamos em um combate (“A vida é um combate – sucesso é dor”) e, como em todo combate, buscamos a vitória. Sabemos, entretanto, que somos frágeis e, ao tomarmos consciência disso, é que nos tornamos fortes, porque temos a possibilidade de colocarmos toda nossa confiança no Deus Altíssimo, que a todos abençoa, indistintamente, porque Deus não faz acepção de pessoas.
Em 2012 estaremos juntos nesse combate. Temos gigantes aterrorizantes a enfrentar. Somente com nossas forças não podemos derrota-los. Há sempre em nós um ponto fraco, que é atingido por suas flechas inflamadas. Podemos nos unir, sim, e ser mais forte. Ainda assim, teremos vulnerabilidades resultantes de nossa condição humana.
Precisamos, portanto, de alguém mais forte do que todos os gigantes, do que todos os exércitos de gigantes, do que todas as potestades espirituais malignas, e este Alguém chama-se, com letras maiúsculas, em nossa cultura, DEUS.
Especificamente, quero convidar a todos os nossos amigos, que se dispuseram a formar conosco uma fileira rumo ao Sucesso em 2012, também, nesse esforço de – por mais que nos sintamos capacitados a liderar os nossos semelhantes – colocarmos nossas vidas sob a liderança do Senhor dos senhores, DEUS.
Assim no ano de 2012, obteremos vitórias consistentes, sempre sabendo que toda honra e toda glória é devida a Ele, o nosso DEUS, soberano, majestoso, amoroso, onipotente, onipresente.
Que Ele, DEUS, se digne a nos abençoar a todos.

REFLEXÃO PARA QUE, EM 2012 JUNTOS, POSSAMOS VENCER, COM A AJUDA DE DEUS

 A ORAÇÃO DE JABEZ

“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” [1 Crônicas 4:9-10]
Para compreender como a oração de Jabez realmente estava dentro da vontade soberana de Deus, vamos examinar um comentário bíblico para termos o pano de fundo histórico.
Veja o pano de fundo apresentado por esse comentário a respeito da oração de Jabez.
“A oração aqui registrada está na forma de um voto, como a de Jacó em Gênesis 28:20. Parece que foi proferida quando Jabez estava iniciando um serviço crítico ou importante, e para que a execução fosse bem sucedida, ele colocou sua confiança não na sua própria capacidade nem na coragem da sua gente, mas desejou ardentemente a ajuda e a bênção de Deus. Muito provavelmente, o empreendimento era a expulsão dos cananeus dos território que ele ocupava; e como essa era uma guerra de extermínio, que o próprio Deus tinha ordenado, suas bênçãos podiam ser mais racionalmente pedidas e esperadas na preservação deles de todos os perigos que o empreendimento envolveria.”
Jabez era um daqueles líderes que em breve iriam atacar os cananeus pelas mesmas razões que os amalequitas foram atacados e aniquilados. Com essa missão militar a ser liderada por Jabez em mente, vamos examinar novamente as quatro partes de sua oração para ver o sentido que fazem no contexto histórico.
“Jabez invocou o Deus de Israel… “
Como o Deus de Israel foi aquele que prometeu vitória militar total sobre os ferozes inimigos que habitavam a Terra Prometida, Jabez sabia exatamente a quem se dirigir para obter ajuda nessa empreitada militar. Deus tinha ordenado o ataque àqueles povos; tinha decretado a severidade da aniquilação; tinha prometido a vitória total para Israel. Assim, Jabez sabia exatamente a quem deveria orar.
Pedido 1: “Se me abençoares muitíssimo…”
Jabez queria as bênçãos de Deus na batalha contra os cananeus. Ele, humildemente, compreendia suas limitações em liderar um exército de soldados contra um inimigo feroz e determinado, de modo que naturalmente pediu que Deus o abençoasse.
Pedido 2: “…e meus termos ampliares…”
Naquele momento da história de Israel, Deus estava particionando seções da terra que tinha sido conquistada dos inimigos vencidos e dando essa terra aos líderes israelitas. Como essa terra permaneceria na posse da família, é fácil ver como esses líderes originais queriam uma boa área de terra. Se Jabez iria liderar seus homens na batalha, e obter a vitória, é fácil ver como ele queria que Deus o recompensasse com uma grande extensão de terra.
Pedido 3: “… e a tua mão for comigo…”
Os cananeus não seriam um adversário fácil na batalha, embora Deus tivesse prometido estar com os israelitas e dar-lhes a vitória. Certamente, Jabez não queria tomar alguma ação no calor da batalha que desacreditasse Deus e desse a vitória para os inimigos. Assim, é fácil ver por que Jabez queria que a mão de Deus estivesse com ele.
Pedido 4: “… e fizeres que do mal não seja afligido!”
Como dissemos anteriormente, os cananeus praticavam a forma mais vil de feitiçaria de Magia Negra imaginável. Portanto, Jabez sabia que estaria enfrentando não somente os ferozes soldados cananeus, mas também o poder sobrenatural que estava por trás deles – as legiões demoníacas.
Jabez conhecia bem o poder da feitiçaria, e sabia que estaria enfrentando os tipos mais terríveis de encantamentos e maldições demoníacas que seriam lançados contra ele. Ele sabia que seria o alvo pessoal dessas maldições satânicas, pois era o líder da força militar. Jabez sabia que os mais poderosos feiticeiros cananeus realizariam rituais poderosos contra ele, para tentar evitar que ele os atacasse.
Assim, Jabez orou pedindo que Deus o preservasse dessas maldições malignas provenientes do poço do abismo! “Faças que do mal não seja afligido!”
Portanto, Jabez pôde comandar seus homens na batalha, certo da proteção de Deus. No entanto, a questão mais importante que quero enfatizar é que ele colocou o foco da sua oração em Deus, não em si mesmo.
2012 O MELHOR ANO DE DEUS NA TUA VIDA !!!

Pr. Robério Lyra . Th.D

Jornalista. MTB n° 53.839/SP

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...