sábado, 29 de dezembro de 2012


EM DEUS FAREMOS PROEZAS !


Esta afirmação é do rei Davi, mas pode ser a confissão de fé e vitória de todos aqueles que confiam no Senhor em meio às batalhas espirituais. Nossos inimigos são mais fortes e mais astutos e querem continuamente nos enfraquecer e nos envergonhar diante de Deus e dos homens. Entretanto, temos do Espírito Santo a instrução: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Mesmo que a batalha pareça injusta, fixe os seus olhos em Deus e o gigante cairá por terra. Não fixe os seus olhos no problema, caso contrário, você cairá. Em todo tempo, revista-se da armadura de Deus e mantenha sua mente e coração protegidos, pois eles serão o alvo principal do inimigo. Tal qual o profeta Daniel, curve-se diante do Eterno com jejuns e orações, e busque a Sua face, pois “o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas” (Dn 11.32). O segredo da vitória está em conhecer a Deus. Nele descobriremos quem somos e o que, de fato, possuímos. Como filhos, temos participação em todas as Suas conquistas, pois Ele nos fez herdeiros através de Jesus Cristo. Portanto, não se deixe intimidar pelo tamanho do gigante. Eles foram feitos para morrer em nossas mãos! A peleja não é nossa, mas do Senhor e Ele pisará os nossos inimigos (Sl 60.12). O Todo Poderoso vai à nossa frente, abatendo os nossos adversários enquanto nós O seguimos recolhendo os despojos de guerra. Se obedecermos ao comando do Espírito Santo, não há o que temermos. Não lutamos pela vitória porque ela já está ganha em Jesus. Permaneçamos na posição de mais que vencedores, confiando no poder e na graça de Deus que habita dentro de nós, pois Ele nos deu a Sua Palavra. Declare como o rei Davi: Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei.

Pr. Robério Lyra. Ph.D
Jornalista.Mtb nº 43.839/SP

sábado, 15 de dezembro de 2012


A IMPORTÂNCIA DA COMEMORAÇÃO DO NATAL DE JESUS CRISTO !

 “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21)

Nestes dois anos, desde que algumas igrejas tomaram a visão de células no modelo dos doze, têm-se questionado se é necessário comemorar o natal. Algumas igrejas, até eliminaram, de uma forma abrupta, o culto de natal; outras proíbem até falar do natal ou alguma coisa parecida. A base que eles têm é a defesa de alguns líderes acerca da intromissão do paganismo nessa festa e comemoração. Dizem, com razão, o Papai Noel, etc., vieram do paganismo; também afirmam que, como ninguém sabe a data certa do nascimento de Jesus, então não podemos comemorar essa data.

Mais uma vez a Igreja do Senhor demonstra-se imatura, infantil e sem firmeza na Palavra de Deus. A igreja, às vezes, faz como Jesus falou,“coa um mosquito e engole um camelo” e tem abandonado algumas coisas essenciais e se apropriado de outras completamente prejudiciais à sua vida.

Deixar de comemorar o Natal por estar misturado com algumas coisas do paganismo é como se jogasse a água suja, a banheira e a criança fora. É verdade que todas as festas consideradas universais foram misturadas com o paganismo, tanto por uma ação de Satanás, como pela cobiça humana de vender e consumir; mas não podemos deixar de comemorar uma das festas mais significativas à humanidade, que é o nascimento de Jesus Cristo. Se pensarmos dessa maneira, não iremos comemorar nenhuma festa cristã que seja universal como, por exemplo, a páscoa, que vem como símbolo o coelho, ovo, chocolate etc. Deixar de comemorar a páscoa é falta de sensibilidade espiritual e maturidade de saber separar as coisas essenciais das sem significados e sem base. Concorda-se que se precisa falar os verdadeiros significados, tanto do natal, como da páscoa ou outra festa qualquer, tirando os símbolos que não tem nada a ver com as respectivas festas (incluindo árvore de natal, Papai Noel, coelho, ovo, chocolate etc.); mas abandoná-las por completo é deixar de mostrar ao mundo o seu verdadeiro significado; é deixar o mundo sem respostas; é tornar-se como sal insípido, que não testemunha a verdade de Deus.

Apesar de ninguém saber o dia certo do nascimento de Jesus Cristo, não implica dizer que não podemos comemorar, pois um dia Jesus Cristo teve que nascer e já que ninguém sabe o dia certo, convenciona-se o dia 25 de dezembro. Pensa-se até que o dia 25 de dezembro seria mais apropriado, já que o mundo todo comemora, para um maior testemunho da pessoa de Jesus Cristo, pois, nessa data, as pessoas estão mais abertas a ouvir sobre Deus, sobre o Evangelho, sobre as coisas espirituais. Como prova disso, pode-se ver os cartões de Natal, mesmo que venham com símbolos desvirtuados, vê-se sempre um texto que tem relação com a Palavra de Deus.

Por que se comemora tantas coisas sem significados e até demoníacas, como dia das bruxas e não se comemora o dia do nascimento de Jesus Cristo? Portanto, deixar de comemorar o Natal porque não sabemos a data certa, é uma ação impensada e não inteligente. Paulo chegou a dizer que se fez defraco para ganhar os fracos”, teve que fazer votos para ganhar os judeus. Que Igreja é essa que em vez de criar uma estratégia para falar do verdadeiro significado, corre disso e enfia-se na caverna, reclamando como Elias: “ninguém sabe a data do nascimento de Jesus, Senhor, por isso não comemoramos o Natal” (Adaptação minha). Sinto por esses lideres.

Alguns motivos essenciais para comemorar o Natal:
  • A comemoração do Natal valoriza a historicidade do nascimento de Jesus.
Quando se evita de comemorar o natal e ainda se afirma que ninguém sabe a data certa, esse comportamente abre margem para questionamentos céticos e questionamentos como: ora se nem a igreja sabe o certo, será que Jesus Cristo nasceu mesmo? Não adianta alguns dizerem que: “mas quem vai duvidar do nascimento de Jesus Cristo?”. Pois há muitas pessoas, líderes, cientistas e professores de universidades que duvidam do nascimento de Jesus Cristo, mesmo que esteja registrado em várias provas históricas; sem falar dos teólogos liberais que colocam duvida no nascimento virginal de Cristo.

O Natal corrobora a historicidade do nascimento de Jesus Cristo, abrindo a mente das pessoas para o episódio como a comemoração do descobrimento do Brasil e outras datas importantes. Isso é tão importante que Deus pediu ao povo no deserto que comemorasse a páscoa exatamente por isso para que eles nunca esquecessem e soubessem da sua historicidade: “esse DIA será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor. Celebrem-no como decreto perpétuo” (Ex 12.14). Vê-se que Deus sabia da importância de se ter um dia para comemorar. A igreja quando se escusa disso, está deixando de ter como memorial e assim testificar a sua historicidade.
  • É uma oportunidade da Igreja testemunhar o verdadeiro significado do Natal
Parece que até a própria Igreja não sabe o verdadeiro sentido do Natal. Alguns poucos podem até dizer de uma forma simplista: é o nascimento de Jesus Cristo; mas não sabem o que isso implica. Acredita-se que esses estão entre os que tiraram o natal de suas igrejas. Analisando o texto acima, vê-se que Maria daria à luz um filho, chamado Jesus para que ele salve o povo dos seus pecados. O Natal fala da cruz também. É uma oportunidade para se falar da grande razão do nascimento de Jesus Cristo, que a salvação das vidas entregues ao pecado. Tirar essa comemoração é deixar de dar o maior testemunho do Evangelho, que é o nascimento de Jesus Cristo.

Não foi à toa que os Magos do Oriente vieram por divina revelação para adorar a criança. O que Deus queria fazer era que as pessoas questionassem, pois segundo a Palavra, Jerusalém toda ficou alarmada (Mt 2.3). Se Deus não quisesse que não houvesse testemunho, não teria deixado que os magos viessem de tão longe e alarmado Jerusalém. Nota-se que Deus fez questão de manifestar aos pastores através dos anjos, os quais contaram a todos que tinham visto” (Lc 2.15-18). Se a Igreja deixar de comemorar o Natal, mais uma vez omite o seu testemunho por causa de sua imaturidade. É tempo da Igreja se unir e mostrar aos meios de comunicação, na Internet o verdadeiro valor do Natal e seu significado. Se houver omissão do testemunho do verdadeiro significado do Natal, a Igreja estará ratificando o testemunho pagão. Isso sim é errado, vergonhoso e pecaminoso; pois onde a Igreja deveria testemunhar, ela fica como tartaruga escondida no seu casco, sem questionar nada, apenas dizendo como papagaio, o que os outros disseram ou pensam. Isso é muito estranho para quem se diz uma igreja que vem da Reforma e que tem como a Bíblia como única regra de fé e prática.
É hora de crescer, é hora de colocar a Palavra de Deus acima das “visões”, é hora de questionar tudo; sabendo que questionar é honra. As pessoas que mais foram honradas na Bíblia foram aquelas que questionaram: Natanael, os crentes de Beréia. Deixar de questionar ou mesmo aceitar tudo sem uma análise é inconcebível àqueles que se dizem portadores do kerygma da Palavra de Deus. Portanto, quero terminar desejando um FELIZ NATAL.

Pr. Robério Lyra Th.D. D.D
Jornalista. mtb. nº 53.839/SP

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PROSSIGA SEMPRE COM JESUS 
 Por mais que lhe falem da tristeza. Prossiga sorrindo. Por mais que lhe demonstrem rancor. Prossiga perdoando. Por mais que lhe tragam decepções. Prossiga confiando. Por mais que o ameacem de fracasso. Prossiga apostando na vitória. Por mais que lhe apontem erros. Prossiga com os seus acertos. Por mais que discursem sobre a ingratidão. Prossiga ajudando. Por mais que noticiem a miséria. Prossiga crendo na prosperidade. Por mais que lhe mostrem destruições. Prossiga na construção. Por mais que lhe acenem doenças. Prossiga vibrando saúde. Por mais que exibam ignorância. Prossiga exercitando sua inteligência. Por mais que o assustem com a velhice. Prossiga sentindo-se jovem. Por mais que plantem o mal. Prossiga semeando o bem. Por mais que lhe contem mentiras. Prossiga na sua verdade. Por mais difícil que lhe pareçam essas tarefas. Prossiga acreditando na capacidade q Deus lhe deu pra cumpri-las. PROSSIGA OLHANDO PARA JESUS, pois você conquistara o que deseja teu coração... VAI NESSA FÉ, EU VOCÊ NÓS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS. 

FATEB

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


OS SONHOS DE DEUS SOBRE SUA VIDA" –

Já diz a palavra de DEUS: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar - Mt 24:35. DEUS tinha planos na vida de José. Através deles DEUS iria restabelecer seu povo no Egito. José foi rejeitado, escravizado e aprisionado. DEUS tem planos e sonhos para você. Mas talvez assim como José, você vem vivendo exatamente o que ele viveu, não é verdade? Saiba que DEUS usou as más ações dos irmãos de José e tudo que ele viveu para cumprir o seu plano em definitivo. Lembra que ele preso livrou homens da morte e até mesmo evitou a fome no Egito? Meu amado, seja qual for a sua prisão que você esteja passando, Deus quer te usar dentro dela, DEUS quer tirar proveito através de sua vida para beneficiar outras. Esteja pronto para ser canal de DEUS no Egito (mundo). DEUS é soberano. Quando outros intentarem mal contra você, lembre-se que eles são apenas ferramentas de DEUS para te capacitar e refinar a sua fé! "Os sonhos de DEUS não podem morrer sobre sua vida".
FATEB

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SEJA UMA BÊNÇÃO EM MEIO AS ADVERSIDADES !

A história que quero recontar é bastante conhecida:

II Reis 5:1 Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. 

• Naamã era um homem especial pois possuía o favor de Deus até mesmo contra os Israelitas e possuía o favor do rei de seu país.
• Nem tudo era perfeito – era leproso.
• A lepra em Israel era motivo de exclusão social – “Por todos os dias em que a praga estiver nele, será imundo; imundo é; habitará só; a sua habitação será fora do arraial”. (Levítico 13:46). O que não parece ser o caso na Síria.


II Reis 5:2 Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

• Uma menina pequena (sem importância, insignificante).
• Ficou a serviço da mulher de Naamã.

Nós podemos imaginar a situação dessa menina:
1. Longe de casa
2. Tendo de aprender uma nova língua, uma nova cultura
3. Vivendo na incerteza se um dia retornaria à sua família

II Reis 5:3 Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.

• Dentro daquela casa ela percebe que nem tudo vai bem
• Naamã é leproso
• Ela compartilha a mensagem de esperança – o profeta do meu Deus pode curar o seu marido.

Conhecemos o restante da história. Naamã desce sete vezes às águas do Rio Jordão e fica totalmente curado da lepra.

Permita-me fazer algumas observações para nós hoje:

1. As adversidades são ocorrências nem sempre provocadas por nós mesmos, mas mesmo não sendo provocadas elas nos levam ao sofrimento e ao experimento da dor.
a. A menina não foi responsável pelo seu cativeiro
b. Foi a miséria e a desumanização da raça humana que a colocou naquela posição.
c. Muitas vezes não controlamos o nosso redor.

2. O desafio que cada um de nós terá de enfrentar é justamente como reagir dentro da adversidade.
a. Podemos reagir de forma vingativa e temos justificativas para tal ato – a menina encontraria aqui a sua vingança.
b. Podemos reagir de forma neutra – eu sofro o meu problema e o outro sofre o problema dela. Cada um na sua..
c. Podemos ser uma bênção mesmo que isso nos seja um grande sacrifício. Ela compartilhou uma informação que aquele homem mesmo rico e poderoso não possuía.
d. “A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio” (Martin Luther King Jr.).

3. A nossa maneira de reagir na adversidade pode transformar o contexto em que vivemos.
a. Naamã ficou curado da sua lepra física
b. Naamã ficou curado da sua lepra espiritual. Ele queria pagar pela sua bênção e o profeta não aceitou. “Ao que disse Naamã: Seja assim; contudo dê-se a este teu servo terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor”. II Reis 5:17 
c. Muitas vezes somos levados à adversidade para ali encontrar alguém que de outra forma jamais encontraríamos. 
d. Na adversidade nós amamos, porque Deus nos amou primeiro. 

4. Nossas ações na adversidade, ainda que não tenhamos consciência delas, poderão ultrapassar aquele momento.
a. A menina abençoou Naamã e sua família.
b. “Se nos voltarmos para Deus, sem nos rebelarmos contra nossa ferida, estaremos permitindo que Ele a transforme em bem ainda maior” (Henri Nouwen).
c. Foi um dos episódios que Jesus usou quando iniciou seu ministério. “Também muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Elizeu, mas nenhum deles foi purificado senão Naamã, o sírio”. Lucas 4:27

Conclusão

A adversidade não abala a sua fé se você conhece o seu Deus. Essa menina conhecia o Deus sobre o qual pregava o profeta Elizeu. 

• “No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele”. ECLESIASTES 7 : 14

• “Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha”. SALMOS 27 : 5

“Tudo o que você fizer de bom não o fará por si mesmo, mas sim, por se permitir em obediência à fé, ser usado pelo amor de Deus” (Henri Nouwen).

Não faça da sua adversidade o seu fim, o seu túmulo, mas permita que na mais difícil, profunda e angustiante adversidade a sua vida seja uma bênção.


Pr. Robério Lyra . D.D

terça-feira, 27 de novembro de 2012

                       SEJA A PEDRA !

" E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 

 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.  Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;  E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.  

E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.  E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 

  E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda. "

1 Samuel 17:40-54 texto resumido

Quando eu  e você lemos esta história, onde nos colocamos nela? Somos por acaso Davi, que mesmo sendo pequeno e frágil, aos olhos dos homens, era grande perante Deus? Estamos enfrentado um gigante, que ninguém acredita que venceremos?

Pode ser. Mas hoje quero nos colocar num outro ângulo: nós somos, na maioria das vezes, a PEDRA!

Queridos, o mundo em que vivemos, nos faz pensar que o que importa realmente nessa vida, é VOCÊ, que apenas os SEUS problemas são verdadeiros, que o mundo se resume na SUA vida, e no SEU umbigo!


Não me leve a mal querido leitor, Jesus morreu por VOCÊ! Você é MUITO IMPORTANTE para Deus. (leia 1 Pedro 2:9, Mateus 18: 12-14)

Mas todos nós somos chamado com o proposito de servir - Gálatas 2:20. E vejo que por muitas vezes não queremos ser a pedra que acerta a testa do gigante, não queremos ser instrumentos, não queremos descer do palco, nem sair da frente dos holofotes, porém esse é o lugar que o Senhor nos reservou.


Um grande exemplo de servo que entendeu qual era o seu lugar, foi João Batista, que não tentou ganhar mérito para si mesmo:

"João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.  Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.  Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.  É necessário que ele cresça e que eu diminua". João 3:27-30

Amado, deixe hoje o seu problema, o seu eu, e se deixe ser a pedra certeira nas mãos certas de Jesus! Sê tú uma benção!

Pr. Robério Lyra . D.D
Psicanalista Clínico

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A glória desta última casa será 
maior do que a da primeira...

"A glória desta última casa será maior do que a da primeira,... e neste lugar darei a paz." (Ageu 2: 9)Em 586 A.C., Nabucodonosor marchou contra Jerusalém e destruiu o templo de Salomão. Quando os soldados retornaram a Babilônia, levaram consigo os vasos de ouro do templo, bem como grande número de cativos. Uma noite, um novo rei de Babilônia deu uma festa a mil de seus oficiais do governo imperial. Ia alta à noite quando ele ordenou que trouxessem os vasos do templo de Jerusalém que tinham sido levados para Babilônia por seu pai, o rei Nabucodonosor. Nesses vasos ele despejou vinho, e passou-os a todos os convidados para que bebessem. Houve muito riso e beberam e louvaram aos seus deuses pagãos. Enquanto a festa prosseguia, o exército de Ciro desviou as águas do rio Eufrates que passava por dentro da cidade. Utilizando o leito seco do rio como via, eles penetraram dentro de Babilônia, que foi pega desprevenida, sem oferecer qualquer resistência. Todavia, houve um sentimento geral de que o novo templo não seria tão deslumbrante como o primeiro, isto é, o templo de Salomão. No ano 520 A.C., Deus falou a Ageu e disse: "Este templo será mais glorioso do que o templo de Salomão, porque o próprio Senhor, o esperado Messias, virá, e encherá esta casa de glória." Quinhentos anos mais tarde, Jesus deixou a glória do Céu e nasceu em Belém. Quando Ele atingiu a idade própria, visitou o templo. Foram curados enfermos, pecadores viram nele sua esperança de salvação, e os que se encontravam em tribulação obtiveram paz. A glória do Senhor estava no templo em Jerusalém porque Jesus estava ali. Entretanto, muitos não reconheceram Sua glória. Não receberam Sua paz. Estavam por demais ocupados negociando, comprando e vendendo. Estavam muito ocupados com formalismos e cerimônias; muito ocupados falando. Por intermédio do Espírito Santo, Jesus está presente também na Igreja para encher o santuário com Sua glória. Mas muitos não encontram Sua glória, pois estão muito ocupados lendo, anotando coisas ou cochichando com os irmãos ao seu lado. Por que não procurar algo diferente esta semana? Entre na igreja em silêncio e tão logo ocupe o seu lugar, dobre os seus joelhos e ore, pedindo ao Senhor que lhe conceda Sua glória e paz. Espere, vigie, ore, ouça. Tenho certeza de que você não ficará desapontado e o Nome do Senhor será glorificado na sua vida. 

Pr. Robério Lyra.D.D
Jornalista.mtb nº 53.839/SP

sábado, 17 de novembro de 2012

A PARÁBOLA DE UM DONO DA IGREJA !

Rojelyo veio ao mundo de uma família pobre, de hábitos extremamente modestos,
Sua infância se desenvolveu em um ambiente rodeado de simplicidade.
Era ainda uma criança quando viu seu pai beber pela primeira vez.
Embora já o visse fumar antes, foi grande o impacto de contemplar o
querido pai completamente bêbado.
Na verdade o pai escondeu por muito tempo do filho esse miserável
habito, ate que um dia o inusitado aconteceu.
Menos de uma década depois, Rojelyo chorou inconsolavelmente quando
acompanhou o corpo do pai ate o cemitério.
Ele estava se preparando para deixar a adolesçencia e ingressar em
definitive na juventude, quando sentiu o peso do desafio sobre seus
frágeis ombros.
***
A ausência do pai no lar, a obrigacão de assegurar a quase totalidade
das despesas do lar e o débil relacionamento com a mãe, sempre mais
apegada ao outro filho, dez anos mais jovem que ele o levaram a
caminhos inseguros e tortuosos.
Rogelyo começou a fumar, depois a beber e, em seguida começou
gradativamente a mergulhar no submundo das drogas.
Em virtude disso, perdeu o entusiasmo, a alegria e a perspectiva de
um futuro feliz, tanto para si quanto para os seus.
***
Em Sua infinita misericórdia e Suas extraordinárias e graciosas
estrategias abençoadoras, Deus alcançou o jovem  e o salvou.
Foi, sem duvida, um extraordinário milagre, tal a deprimente situação
em que chegou a se encontrar.
Sua salvação foi comentada e comemorada não apenas pela igreja, que
foi testemunha de sua decisão, mas principalmente pelos que seus
familiares e parentes, e por outros que o conheciam razoavelmente.
Os primeiros dias de fé desse jovem foram marcados pela gratidão a
Deus, pela dedicação a Palavra e pelo desejo de crescer
espiritualmente.
***
A medida que se passavam os dias, Rogelyo foi sendo discipulado e não
tardou a lhe surgirem oportunidades para um envolvimento na igreja.
Dotado de uma excelente diccão e uma apreciável voz, começou cantando
e sem que passasse muito tempo começou a dar testemunho de Cristo em
reuniões particulares e publicas.
Era perceptivel em seus hinos e mensagens a manutenção daqueles três
hábitos que fizeram parte dos seus primeiros dias de fé: gratidão,
humildade e dedicação.
Quatro anos depois, Rojelyo ja era um diácono.
Uma década apos haver sido separado para o diaconato, foi ordenado ao
ministério de evangelista e crescia sempre.
***
Quatro anos se passaram e chegou o dia em que foi solenemente foi
ordenado ao ministério pastoral.
Antes de completar o Primeiro de ordenação pastoral passou a dirigir
uma igreja, depois outra e, finalmente, uma terceira.
Deus sempre o acompanhou e o protegeu. E no exercício dos primeiros
anos de  pastorado, ele se manteve agradecido, humilde dedicado.
***
Passados aproximadamente vinte anos, o pastor Rogelyo começou a
projetar sensíveis mudanças de postura, as quais se distanciavam
daquelas que mencionamos linhas atras.
A medida que crescia sua autoridade, que se via cercado de muitos
obreiros e que contemplava os muitos sucessos que marcavam seu
pastorado, três situações passaram a ser verificadas em sua vida e seu
comportamento.
Ele cada vez menos agradecia a Deus as muitas vitorias de seu
ministério; cada vez menos se apresentava arrogante diante dos
obreiros e da comunidade e cada vez parecia menos dedicado.
Embora sua imagem publica não parecesse arranhada, os que o cercavam
sentiam profundamente o que estava ocorrendo.
***
Quando um pastor perde o senso de gratidão, o espirito de humildade e
o habito da genuína dedicação (a Deus, a Palavra e ao Rebanho), ele
perde o apego aqueles que Deus lhe entregou para cuidar.
Esquecido de onde veio e de tudo quanto Deus fez por si no momento de
extrema miséria, passa a sentir-se o dono da igreja, e
imperceptivelmente começa a acontecer um declínio na vida do povo de
Deus.
Certo dia, um obreiro local foi convidado a participar de uma reunião
emu ma outra igreja. Igreja seria, pastor respeitável e oportunidade
singular.
Quando o pastor Rojelyo soube desse convite, chamou o obreiro ao seu
gabinete e o repreendeu asperamente, declarando em tom arrogante e
ameaçador: se você comparecer aquela reunião, considere-se excluído.
Só quem esqueceu o seu passado e que despreza o future das outras pessoas.
***
Milhares de pessoas estão sendo excluídas das igrejas por motivos os
mais furteis e insignificantes.
Em muitas regiões deste nosso grande Pais pessoas que roubam, bebem e
defraudam estão nos pulpítos, por serem fortes contribuintes. E irmãos
que foram assistir uma Cruzada Evangelística com um obreiro de outro
Ministério estão sendo excluídos.
Precisamos de um grande Reavivamento. Precisamos de um poderoso sopro
do Espirito sobre os pastores para que deixem de ser DONOS e voltem a
ser SERVOS do Rebanho.
O verdadeiro dono (Senhor) da Igreja deve estar muito triste com os
gerentes que ele designou para cuidarem de Suas ovelhas e agora se
tornam ditadores espirituais.
A maior gloria do ministério cristão não consiste em excluir, mas em
reconciliar.
Não somente os crentes em geral comparecerão ao Tribunal de Cristo,
mas também os pastores. Embora nenhum seja pastor no Céu, mas todos
prestarão contas do tempo em que foram pastores na Terra.

Deus tire de nos as folhas de figueira do domínio sobre a igreja e nos
conceda as túnicas de peles de verdadeiro pastor.
As pedras do alforge do pastor Davi não serivam para matar suas
ovelhas, senão Golias e seus asseclas. Davi nunca excluiu os seus
companheiros. Pelo contrario, sempre os ajudou e lhes deu oportunidade
para uma profunda e verdadeira restauração.
O nome Rojelyo, claro, e ficção, mas qualquer um de nos conhece um
vários Rojelyo pelo mundo afora.
Livre o Senhor o Seu povo dos falsos donos e lhe conceda pastores que
apascentem o Seu Rebanho, como representantes, chamados, enviados e
confirmados por Ele.


Pr. Robério Lyra - D. D
Ministro de Evangelho

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


"Tudo o que você faz hoje influencia seu futuro na eternidade"

"Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu" .             (Lc 6.23)
Existe uma relação direta em tudo o que você faz hoje e o que você experimentará na eternidade. Jesus revelou que há duas verdades que determinam nossa experiência eterna. Pense nelas como duas chaves:
  A primeira chave é a convicção - aquilo que você crê determina seu destino eterno.
  A segunda chave é o procedimento - aquilo que você faz determina como você vai passar a eternidade.
Jesus revelou que nossas ações vão afetar nosso futuro para sempre!
Ninguém fez mais declarações chocantes sobre a vida após a morte do que Jesus. Você já parou pra pensar sobre o que os grandes nomes da história da Igreja têm em comum? Todos acreditavam sinceramente e esperavam por recompensas eternas.

Os ensinamentos de Jesus mostram que há duas chaves que determinam tudo o que se refere à nossa eternidade:
  A primeira chave é aquilo que cremos. Ela abre a porta da vida eterna e determina onde vamos passar a eternidade.
  A segunda chave é como procedemos. Ela abre a porta das recompensas e determina como vamos passar a eternidade.
Você precisa viver com a certeza inabalável de que tudo o que você faz hoje tem importância eterna. Contudo, tratando-se de um assunto como eternidade, devemos agir com cautela e humildade. Somos como pequenos girinos contando histórias sobre baleias azuis. Somos como um gêmeo no ventre materno tentando convencer seu irmão que é só uma questão de tempo até que estejam respirando ar e andando de triciclo.
Você precisa entender que as decisões que tomamos durante a nossa existência, não apenas influenciam nossa vida aqui, mas também determinará a vida que Deus recompensa: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras" (Mt 16.27).

Você precisa compreender como a longa linha do seu futuro está sendo definida por um pequeno ponto chamado HOJE.
Eis os Seis Acontecimentos Mais Importantes de Sua Vida Eterna
VIDA. Você foi criado a imagem de Deus para uma vida que tem um propósito.
Comecemos com o presente. Apesar de você não ter sempre existido no passado, você vai continuar a existir para sempre no futuro. Entre o nascimento e a morte, você vive na terra na forma de corpo, alma e espírito (Jo 3.6; 4.23-24; 1Ts 5.23).

MORTE. 
Você morre fisicamente, mas não espiritualmente.
Assim como o nascimento é a entrada súbita em sua vida na terra, a morte é a saída instantânea. Tendo em vista que você é mais do que matéria orgânica, sua vida, como alma e espírito, continua. Na Bíblia não há nada sobre reencarnação e nem sobre "sono da alma". Jesus revelou que, depois da morte, sua alma está com Deus no céu ou separada de Deus no inferno (Lc 23.43; 2Co 5.8).


DESTINO. Você chega ao seu destino depois da morte. Esse destino é determinado por aquilo em que você creu na terra. Seu destino eterno é determinado pelo fato de você ter crido ou não em Jesus, enquanto ainda estava vivo (Jo 3.16-18). Em todos os seus ensinamentos, Jesus identificou somente dois lugares possíveis para a vida depois da morte céu e inferno (Jo 14.2; Mt 23.33). Os dois duram para sempre.

RESURREIÇÃO. Você recebe um corpo ressurreto.
Na eternidade, todos passarão por uma ressurreição do corpo (Jo 5.28-29). Nosso novo corpo será imortal - não morrerá nunca mais (1Co 15). Para aqueles que são ressurretos para a vida, Jesus "transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua
glória" (Fp 3.21).

GALARDÃO. 
Você receberá sua recompensa ou retribuição eterna de acordo com o que você fez na terra.
Embora o seu destino eterno se baseie em suas convicções, a forma como você passará a eternidade tem como base suas ações enquanto você se encontra na terra. Crentes e incrédulos serão julgados por Jesus Cristo durante acontecimentos chamados de julgamentos no tribunal de Cristo e do Grande Trono Branco (Jo 5.22; 2Co 5.10; Ap 20.11-15). O resultado determinará o caráter de sua recompensa no céu ou da retribuição no inferno (Mt 11.21-22; 23.14).

ETERNIDADE. 
Você viverá para sempre na presença de Deus ou afastado dela, arcando com as conseqüências e ações na terra.
Jesus ensinou que uma existência eterna encontra-se à espera de todos. Aqueles que o rejeitaram, "irão para o castigo eterno", enquanto aqueles que o aceitaram terão vida eterna na presença de Deus (Mt 25.46). A eternidade que Jesus revela não é apenas uma existência ou estado de espírito, mas sim uma vida real num lugar real.

Fica claro no entanto, de acordo com Jesus, que o seu futuro é promissor em termos de realização e recompensa - se você fizer as escolhas certas no presente.

Pr. Robério Lyra .Ph.D. D.D
Jornalista  MTB. 53.839/SP
Membro da Comadespe  Rg.4953
Membro da CGADB  Rg. 43.156

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


O MAIS IMPORTANTE NESTA VIDA NÃO É ONDE VOCÊ ESTÁ POSICIONADO
E SIM PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO !

Eu tenho descoberto que a coisa mais importante nesta vida não é onde estamos posicionados; mas sim para onde estamos indo. Um dia você olhará para traz e se lembrará do dia de hoje e se perguntará: “Por que eu tive tanto medo de tomar aquela ação?” Um dia você olhará para traz e se lembrará do dia de hoje e se perguntará: “Por que permiti que simples inconveniências da vida me deixasse para baixo impedindo de ver um horizonte mais abrangente?” Um dia você olhará para traz e se perguntará: “Por que é que eu não fui mais disciplinado e mais focalizado?” O que você lamentaria não estar fazendo hoje, se pudesse olhar atrás daqui a dez anos? O que você consideraria importante sobre hoje, olhando para trás? Quais seriam as oportunidades tão evidentes, as quais hoje está passando desapercebido por você? Uma vida de valor e significado é algo que você constrói com o passar dos anos. Com a graça de Deus e confiança em Suas promessas você pode construir uma nova vida através de uma oportunidade que talvez não possa vir novamente. Embora seja impossível saber o que o futuro lhe trará, uma coisa porém é absolutamente certa: não haverá lamento e nem pesar no futuro se você retirar o melhor de cada momento.
Para Meditação: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo. Filipenses 1:6,9-10.

Pr. Robério Lyra – D.D
Jornalista.MTB.nº 53.839/SP
Presidente da Fateb

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...