terça-feira, 25 de outubro de 2011

GRANDES LIÇÕES DE PEQUENAS COISAS !

Provérbios 30.24-28
NARRAÇÃO· O valor de algo que não depende do seu tamanho! As quatro coisas que veremos hoje são muito pequenas e insignificantes, mas que podemos aprender tremenda verdade deles.· Estes versos foram escritos por Agur, contemporâneo de Salomão e foi considerado suficientemente sábio para ser incluído neste livro da sabedoria. Uma característica distintiva do ensino Agur é seu uso de números (ver "três ... quatro" em 30:15, 18, 21, 29) - ilustram o processo da pessoa sábia passar a vida fazendo listas de observações sobre o que é sábio e o que é insensato. · Neste texto, Agur enumera quatro coisas na Terra que são muito pequenas, mas muito sábias. Esses versos tratam de enigmas, simplesmente como um jogo, para sua audiência descobrir o significado. Sinais de humor podem ser vistos em alguns deles (por exemplo, as coisas que fazem a terra cambalear em vv. 21-23). O que podemos aprender destes pequenos animais? Tem coisas que são grandes em miniatura. · Grandes lições de pequenas coisas...
I APRENDA A SER ORGANIZADO (formigas) v. 24
· As formigas nos ensinam sobre planejamento e organização. Tem as que cortam, as que carregam, as que limpam o formigueiro e as que defendem de invasores. Elas trabalham duro no verão para poderem ter comida no inverno. Prepara-se para tempos mais difíceis! A formiga sabe: Só porque é verão agora, não significa que o inverno não está vindo.· Esforço. Você já prestou atenção numa formiga? Ela me parece ser o animal mais forte que existe, porque é capaz de carregar uma folha, ou objetos, que têm muitas vezes mais o seu peso.· Ecles. 9:10 O que quer que vier à mão para fazer, faze-o com toda a sua força· O formigueiro representa bem como a igreja deveria ser: primeiro, um povo numeroso, as colônias tem milhares de formigas (Deus gosta de multidões); segundo, um povo organizado, de ações planejadas; e, terceiro, um povo que demonstra solidariedade.· Seja alguém mais organizado. Comece no seu quarto. Organize seu trabalho, sua agenda. Cumpra o que você diz.
II APRENDA A SER ESTÁVEL (coelhos) v. 26
· Arganazes são coelhos selvagens. Eles nos ensinam sobre a estabilidade. Constroem seu ninho na rocha - símbolo de estabilidade. Para o predador chegar até eles é muito difícil. · Os coelhos são bonitinhos fofinhos e macios. Isso é o que os torna tão atraente. Estas são também as suas maiores fraquezas! Seu melhor atributo também pode ser a sua maior responsabilidade. Nós somos mais fracos em nossos pontos fortes. Gente bonita, ou que pensa que é, é vulnerável. Um elogio que pode fazer você ficar orgulhoso.· O coelho reconhece sua fraqueza, por isso ele faz sua habitação nas fendas da rocha. A Bíblia diz para edificarmos nossa casa sobre a rocha que é a palavra de Deus (Mt. 7.24).· Precisamos de estabilidade. Termine o que você começa. Não desista das coisas por causa do seu orgulho. Seja alguém estável, firme, constante.
III APRENDA A SER UNIDO (gafanhotos) v. 27
· Os gafanhotos nos ensinam sobre a unidade. Uma nuvem de gafanhotos pode variar de um quilômetro quadrado para várias centenas de quilômetros quadrados. Enorme! Pode consumir 20.000 toneladas de vegetação por dia. Um gafanhoto sozinho não representa risco.· Se como igreja nos unirmos, seremos uma grande força! Deixe de lado as diferenças bobas por amor de Jesus Cristo. Jesus reuniu seus doze discípulos não apenas um líder· Os gafanhotos não têm rei - eles podem trabalhar juntos sem brigar por posição! A Cooperação destrói a concorrência! · Você é um jogador da equipe? Se você quer bênção, você tem que abrir mão do egoísmo, tem que abrir mão dos gostos pessoais, e andar em unidade, vestindo a camisa da igreja e falando a mesma língua dos seus líderes.
IV APRENDA A SER ÚTIL (lagartixa) v. 28
· Geco em hebraico pode ser aranha ou lagartixa. Prefiro a tradução para lagartixa. Elas nos ensinam sobre a utilidade. São pequenas, insignificantes. Mas elas têm grande utilidade: comem as moscas, as aranhas, os insetos. São verdadeiras faxineiras biológicas. · Há aqui uma grande lição para nós: Ser pequeno não é defeito, mas, ser inútil é imperdoável. Você é útil na igreja? O que você faz? Quem não serve para servir não serve para nada!· Você tem de ter aspirações. As lagartixas moram nos palácios do rei. Grandes homens e mulheres tornaram-se grandes porque acreditavam que podiam ser!· Faça algo grande para Deus neste ano!
CONCLUSÃO
· O jovem bêbedo que encontrou o folheto: “prepara-te Israel para encontrares com o teu Deus”.· Os melhores presentes vêm em pacotes pequenos!· Grandes lições de pequenas coisas:o As formigas nos ensinam a sermos organizadoso Os coelhos nos ensinam a sermos estáveiso Os gafanhotos nos ensinam a sermos unidoso As lagartixas nos ensinam a sermos úteis
Pr. Robério Lyra . Th.D
Jornalista.Mtb nº 53.839/SP

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ATRIBUTOS DE UM VERDADEIRO AMIGO !

1. Um amigo é alguém que está do nosso lado ainda quando todos nos abandonam
A Bíblia diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17). Um amigo é o primeiro a entrar, depois de todos terem abandonado a casa. Ele se aproxima não para tirar-lhe algo, mas para oferecer-lhe tudo, sua amizade. Há duas caricaturas de amizade, que não passam de uma falsa amizade. A primeira é a amizade tabernária. Nenhum liame existe entre os amigos “tabernários” além do desejo comum de matar o tempo, de tomar uns copos, de contar pilhérias um tanto escabrosas, de maldizer o próximo e fazer farra. Esses amigos dispersam-se na hora da angústia, como os amigos do Filho Pródigo fugiram, deixando-o faminto e necessitado. A segunda amizade falsa é a amizade utilitária. É a daqueles para quem todo “amigo” é uma conveniência, um meio atual ou potencial de facilitar-lhes os interesses. Essa amizade é uma espécie de pesca de favores, honras, posições e lucros. Essa espécie de amizade constitui-se numa ameaça para a moralidade pública. Distribuem-se os cargos não pelos méritos pessoais dos candidatos, mas pelo número de “amigos” que possuem. Mas, se há “amizade” falsa, existe também a amizade verdadeira. O amigo verdadeiro ama em todo tempo. O vendaval só conseguirá que os verdadeiros amigos deitem raízes mais profundas, entrelançando-se-lhes as radículas no solo do amor eterno.
2. Um amigo é alguém que não precisa usar máscaras para desfrutar de intimidade
A Bíblia diz: “… há amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24). Um amigo verdadeiro não precisa de formalidades e convencionalidades para se aproximar de nós. Ele nos conhece e nos ama não apenas por causa das nossas virtudes, mas também apesar dos nossos defeitos. O verdadeiro amigo é aquele que está perto nas horas de celebração e também nos tempos de choro. Ele é capaz de chorar conosco na dor e cantar conosco nos dias de festa. A verdadeira amizade derruba paredes e constrói corredores; nivela os vales e constrói pontes. A Bíblia destaca a amizade de Davi e Jônatas. Essa amizade foi santa, íntegra e fiel. Esses dois jovens buscavam o bem um do outro. Eles protegiam um ao outro. Um amigo verdadeiro não se nutre de suspeitas nem dá ouvidos à intriga. Não há amizade sem lealdade. A intriga é o verdugo da amizade. A amizade é edificada sobre o fundamento da verdade e cresce com o cultivo da intimidade.
3. Um amigo é alguém que prefere o desconforto do confronto à comodidade da omissão
A Bíblia diz: “Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” (Pv 27.17). Uma amizade verdadeira não é construída sobre a cumplicidade no erro, mas sobre o confronto da verdade. As feridas feitas pelo amigo são melhores do que as lisonjas do bajulador. Uma amizade leal não se acovarda na hora do confronto. Há circunstâncias em que a maior prova de amizade está em aceitar o risco de perdê-la, em nome da própria amizade. A Bíblia nos ensina a falar a verdade em amor. A Bíblia nos orienta a servir de suporte uns para os outros. A Bíblia nos manda corrigir aos que são surpreendidos na prática de alguma falta, e isso, com espírito de brandura. Não existe amizade indolor. Não existe amizade omissa. Um amigo é alguém que tem liberdade, direito e responsabilidade de exortar, corrigir e orientar seu confrade quando vislumbra a chegada de um perigo ameaçador. Nesse mundo timbrado pela solidão e pelo isolamento, onde florescem as “amizades virtuais”, precisamos cultivar amizades verdadeiras, amizades que glorificam a Deus, edificam a igreja e abençoam a família!

 Pr. Robério Lyra Th.D 
Jornalista. Mtb nº 53.839/SP

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ANA CLARA MINHA NETA , SEJA BEM VINDA !




Ana Clara Neta querida do meu coração, te amo muito, e estou feliz
com o dia de hoje, 12 de outubro de 2011,o seu nascimento, que para                                                      mim e muitas pessoas esta data é maravilhosa e inesquecível.

Felicidades e muitos anos de vida para você clarinha. Você                                                                           é um presente do Senhor que chegou abençoar muitas vidas.
Na realidade você é um milagre em  nossa família, obrigada a Deus por você.

Por ser assim, esse ponto de referência e esse grande amparo
de carinho, amor e esperança, Deus lhe abençõe  Grandemente.

Aliás, não só hoje, no seu nascimento , mas a cada amanhecer que a vida
lhe trouxer de presente.
Perceba através dessas palavras, os maiores votos de amor e
realizações que a seu avô pode expressar.

Um beijo no seu coração e jamais se esqueça que muito te admiro
e quero bem.
Seja bem vinda  ANA CLARA !!!

Vô coruja,   Robério Lyra !

domingo, 9 de outubro de 2011

COMO SURGIU O DIA DAS CRIANÇAS ! !

Os filhos são bênção e herança do Senhor, 127:3 !

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. 

Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!
Pr. Robério Lyra . Th.D
Jornalista. Mtb nº 53.839/SP

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TIPOS E FORMAS DE ORAÇÃO !

Assim como existiam vários tipos diferentes de sacrifícios que o sacerdote oferecia a Deus ( leia Lev. 2, 3, 4, 5 e 6 ) também a oração precisa ser entendida em como ser apresentada a Deus pelos diferentes tipos que veremos abaixo:

TIPOS DE ORAÇÃO
a) Oração de Ações de Graças – (Jo. 11.41; Sl. 35.18, 50.23, 69.30; Jr. 33.11; II Co. 4.15; Ef. 5. 4,20; Fp.4.6) – atitudes ou atos de gratidão não é o simples fato de agradecer ou dizer obrigado, mas a expressão de um coração agradecido.
b) Oração de Louvor – (Mt. 6.13c; Sl. 18;19; 75; 81; 84) – Significa elogio. Portanto, aplicando isto a Deus é justamente elogiá-LO por tudo quanto Ele fez e é. (Ele é Poderoso, Santo, Tremendo, Misericordioso, Rei de toda a Terra, Maravilhoso, me deu vida, me dá paz, me livra do mal, me sustenta, etc.)
c) Oração de Adoração – (I Cr. 29.10-12; Ne. 9.5-6) – O homem foi criado para adorar ao Criador – (Ef. 1.5-12), e nunca estará completo se não for nesta posição. E neste tipo de oração estão envolvidas quatro atitudes:
1) quebrantamento
2) humildade
3) amor
4) dádiva
d) Oração de Petição ou Súplica – É o tipo de oração mais usada, a mais comum; arriscamos dizer até que na maioria das vezes não fazemos outro tipo de oração. Mas o Senhor Jesus a ensinou (Mt. 7.7; Jo. 14.13,14 e 16.23,24) e seus apóstolos também (Fp. 4.6; Tg. 4.2,4; I Pe. 5.6,7).
 Com certeza temos que respaldar os nossos pedidos na legislação do Reino de Deus: a Bíblia. É bom que tenhamos uma promessa na Palavra para cada pedido que fizermos. Antes de pedir, defina e identifique a necessidade, certifique-se de que ela é real e de que a Palavra de Deus lhe dá a garantia quanto à tal necessidade.
Destaquemos duas atitudes necessárias ao orar, pedindo alguma benção:
1º) – (Mt. 21.22; Mc. 11.23,24; Hb. 4.16)
2º) Persistência – (Lc. 18.1-7)
e) Oração de Dedicação – (Gn. 22.1-18; Mt. 26.39). É o tipo de oração que expressa renúncia, quando estamos em conflito em relação à vontade de Deus voluntariamente nos consagramos e começamos a orar “se for a Tua vontade” e mais adiante estamos orando “seja feita a Tua vontade” e mais adiante estamos orando “seja feita a Tua vontade e não a minha” e mais um pouco estamos orando “Senhor eu só quero fazer a Tua vontade” e chegamos a dizer: “Pai, eu consagro a Ti o meu livre-arbítrio”.
f) Oração de Entrega – Quando os ataques do mundo coincidem com os da carne, resultando angústia, frustração e desânimo, gerando um conflito entre o homem interior e o homem exterior, e a preocupação parece não ter fim, é a hora de entregar tudo ao Senhor, tomar os fardos e colocá-los ao pé da cruz e descansar n'Ele – (Sl. 37.5; Lc. 23.46; Fp. 4.6,7; I Pe. 5.6,7).
g) Oração de Intercessão – (Jo. 17.9). É tomar o lugar de alguém numa necessidade ou problema, pleiteando a sua causa como se fosse própria. Esta é uma arma muito eficaz na batalha espiritual. Quando alguém está desanimado e até pensando em desistir de seguir a Jesus, levanta-se o intercessor – (Jr. 1.12). A intercessão muda as circunstâncias – (Gn. 18.22,23). Ela faz parte do viver diário dos santos – (Ef. 6.18).
Podemos citar outros tipos de oração como de consagração, de renúncia, de libertação, de guerra, etc. precisamos oferecer o sacrifício específico para o momento específico porque orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento. ( I Cor. 14:15 )
Além dos diversos tipos de oração precisamos saber que existem formas diferentes de orar, citaremos as 3 mais importantes :
FORMAS DE ORAÇÃO
1. Privada – (Mt. 14.23; Mc. 6.46; Lc. 6.12). quando Jesus se retirava para montes ou desertos para orar; não era apenas para não ser interrompido, mas também para falar ao Pai em secreto. Assim como um casal, vai amadurecendo o seu diálogo, assim também acontece com o discípulo e o seu Senhor .
2. Concordância – (Lc. 9.28; Mt. 18.18,19; Mc. 10.51,52). Em algumas ocasiões o Senhor Jesus perguntava aos que iam ser curados qual era o desejo deles, para com isto gerar a concordância – (Gn. 11.6). Pedro e João (At. 3.1-3), Paulo e Barnabé (At. 14.6-12), e Paulo e Silas (At. 16.25-31). A oração de concordância é uma arma poderosa e aponta para a unidade e gera sinergia
3. Coletiva (At. 4.24-31) (grupo) – É a de concordância multiplicada. Um grupo ou toda Igreja local unida no mesmo propósito, apresentando juntos a sua petição. Deus opera tremendamente o Seu poder nesta forma de oração.

 Pr. Robério Lyra Th.D
Jornalista. Mtb n° 53.839/SP

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...