quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A CONVERSÃO DO PIOR HOMEM DO MUNDO

INTRODUÇÃO

1. A história está eivada de homens maus
Os anais da história estão repletos de homens que deixaram um rastro sombrio na nossa lembrança: Homens facínoras, assassinos, feiticeiros, monstros bestiais, pervertidos celerados e déspotas sanguinários. Homens incendiários como Nero. Homens traidores como Judas. Homens perversos como Hitler. Homens truculentos como Mao Tse Tung.
Mas, talvez, nenhum homem tenha excedido em perversidade a Manassés. Esse rei foi o décimo terceiro rei de Judá. Reinou 55 anos, de 697 a 642 a.C. Seu nome significa “Aquele que esquece” e ele esqueceu-se de Deus.

2. Poderia a graça de Deus alcançar aqueles que descem até às profundezas da degradação?
Normalmente achamos que há pessoas irrecuperáveis. Que há pecadores que estão fora do alcance da graça. A história de Manassés vai nos mostrar que não há poço tão fundo que a graça de Deus não possa ser mais profunda. A graça é maior do que o pecado. Onde abundou o pecado superabundou a graça.

I. OS PRIVILÉGIOS DE MANASSÉS
1. Ele era filho de um pai piedoso
Ele cresceu bebendo o leite da verdade e sugando o néctar da piedade. Ele cresceu num lar onde Deus era conhecido e amado. Mas a piedade dos pais não é garantia que os filhos seguirão o mesmo caminho. Manassés tinha exemplo. Tinha modelo dentro de casa. Seu pai promoveu uma grande reforma espiritual em Judá depois do desastrado reinado de Acaz. Ele limpou a casa de Deus.

2. Ele assumiu o trono ainda jovem – v. 1
3. Ele teve o reinado mais longo de Judá – v. 1
4. Ele teve a advertência de Deus – v. 10

II. OS PECADOS DE MANASSÉS
1. Ele liderou o povo a pecar contra Deus v. 2,9
Manassés foi um líder mau. Ele usou sua influência para desviar as pessoas de Deus. Ele levou sua nação a fazer coisas piores do que as nações pagãs (v. 9). Ele tornou a edificar os altos, liderou o povo na adoração de Baal. Ele se prostrou diante de todo o exército dos céus (v. 3). Ele adorava as estrelas. Ele tornou-se um viciado em astrologia. Ele tornou-se um místico inveterado. Tornou-se um apóstata, um náufrago na fé.

2. Manassés profanou a Casa de Deus – v. 4,5,7
Ele fez pior que Acaz que fechou a casa de Deus. Ele introduziu ídolos abomináveis dentro da Casa de Deus. Ele profanou a Casa de Deus. Ele insultou a santidade de Deus e do culto.

3. Ele se tornou um feiticeiro inveterado – v. 6
A feitiçaria de Manassés chegou a ponto dele sacrificar seus próprios filhos a Moloque. Ele era adivinho. Era agoureiro. Praticava feitiçaria. Tratava com necromantes. Ele consultava os mortos. Ele era feiticeiro, espírita, pai de santo. Ele provocava o Senhor à ira.Há muitas pessoas mergulhadas até o pescoço com feitiçaria, com espiritismo, com astrologia, com consulta aos mortos, com misticismo pagão.

4. Ele derramou muito sangue inocente – 2 Rs 21.16
Ele matou seus próprios filhos. Matou filhos de outras pessoas. Ele mandou cerrar ao meio o profeta Isaías. Flávio Josefo diz que todos os dias se sacrificavam pessoas em Jerusalém a mando de Manassés. Ele era um homem mau, virulento, truculento, assassino e sanguinário.

III. O JUÍZO DE DEUS SOBRE MANASSÉS
1. A prisão de Manassés – v. 11
Quem não escuta a voz da Palavra, escuta a voz da chibata. Quem não atende a voz do amor, é arrastado pela dor. O rei da Assíria prende Manassés com ganchos, amarra-o com cadeias e o leva cativo para a Babilônia.


2. A humilhação de Manassés – v. 11,12
Manassés desceu ao fundo do poço. Ele é arrancado do trono, de Jerusalém. É levado como um bicho, com canga no pescoço, em anzóis em sua boca e jogado numa prisão. Ele é levado para a Babilônia, o centro da feitiçaria do mundo. Os ídolos da Babilônia que ele adorava não puderam livrá-lo.

3. A angústia de Manassés – v. 12
O pecado não compensa. Quem zomba do pecado é louco. O homem será apanhado pelas próprias cordas do seu pecado. Manassés está cativo, algemado, angustiado. Quem não escuta a voz, escuta a vara.

IV. A CONVERSÃO DE MANASSÉS
1. A infinita graça de Deus – v. 13
Quando lemos essa história temos a vontade de dizer: agora bem feito! Ele deve pagar por todas as suas atrocidades. Mas, este homem clama a Deus e o Senhor o salva. Deus é rico em perdoar. Ele tem prazer na misericórdia. Não causa perdida para ele.
Deus mandou Manassés para a prisão, para não mandá-lo para o inferno. É um acidente, uma doença, uma tragédia familiar. Deus está pronto a mover o céu e a terra para que você não pereça.

2. A humilhação de Manassés – v. 12
A conversão começa com o arrependimento, com a tristeza pelo pecado, com a consciência de que temos feito o que é mau perante o Senhor. Manassés muito se humilhou perante Deus. Ele caiu em si. Ele reconheceu seu erro. Ele não se justificou, nem endureceu seu coração. Ele se curvou, se humilhou. Se arrependeu.

3. A oração de Manassés – v. 12
Manassés vivera toda a sua vida invocando os mortos, adorando os ídolos, levantando altares aos deuses pagãos. Mas, agora, na hora do aperto, ele ora ao Deus do céu e este atende ao seu clamor. Clame por Deus. Grite por socorro. Levante a sua voz. Ainda há esperança para a sua alma.

4. A salvação de Manassés – v. 13
Quando Manassés voltou-se para Deus, Deus voltou-se para ele. Restaurou sua vida, seu reino, sua alma. Manassés, então reconheceu que o Senhor é Deus. Deus o aceitou. Deus o restaurou. Deus o levantou. Deus restituiu o seu reino.

5. As provas do arrependimento de Manassés – v. 13-16
a) Aceitação – (v. 13) - Os ouvidos de Deus estão abertos, suas mãos estão estendidas para você. O Pai está pronto a receber o pródigo de volta e fazer uma festa. Não importa quão longe você tenha ido e quando profundo o poço que você tenha caído, Deus está pronto a perdoar você e aceitar você de volta para ele.

b) Iluminação – (v. 13) - “Então reconheceu Manassés que o Senhor era Deus”. Deus pode abrir os olhos da sua alma nesta noite. Ele pode abrir seu coração para crer. Ele pode tirar a cortina dos seus olhos. Ele pode dar a você entendimento espiritual. Ele pode revelar a você a glória do seu Filho Jesus Cristo.

c) Reforma (v. 15) – Manassés fez uma faxina na Casa de Deus e na sua vida. Ele tirou toda a abominação que ele mesmo tinha colocado na Casa de Deus. Arrependimento implica em mudança


d) Consagração – (v. 16) – Manassés não apenas tirou o que estava errado, mas restaurou o altar do Senhor. Ele começou a buscar a Deus novamente. Ele se voltou para Deus de todo o seu coração. Ele foi convertido a Deus e passou a consagrar-se a Deus, liderando sua nação a voltar-se para o Senhor.

CONCLUSÃO
Vamos ver algumas lições:
1) A piedade dos pais não é garantia que os filhos vão andar com Deus;
2) A vida longa não é segurança do favor de Deus;
3) Não há grau de impiedade que esteja além do alcance da graça de Deus e do perdão de Deus;
4) Não espere uma tragédia em sua vida para você voltar-se para Deus.
5) O pecado é algo que Deus abomina e jamais ficará sem julgamento;
6) Hoje é o dia de você voltar-se para Deus de todo o seu coração
7) Se você voltar-se para o Senhor, agora mesmo, ele ouvirá seu clamor e restaurará a sua alma, dando-lhe a salvação!
Pr. Robério lyra Ph.D 
Ministro do Evangelho
Jornalista Mtb 53.839/SP

domingo, 28 de agosto de 2011

A parábola da águia.



Não me esqueço nunca que em minhas visitas a um velho amigo, ele sempre me passava algo que tivesse a ver com o nosso trabalho e com a nossa vida. Eram horas e horas sentados na varanda jogando conversa fora. Ele, com toda a bagagem que tinha falava dessa forma e sempre me olhava como que procurando um olhar de entendimento e se divertia com meu pouco tato para esse tipo de assunto.
Essa é apenas uma das várias histórias que ele me contava.
As águias em geral constroem seus ninhos em pontos altos e de difícil acesso, isso por dois motivos. O primeiro é para evitar predadores no ninho enquanto estão fora. O que funciona bem, já que é em desfiladeiros e cumes de montanhas que os fazem. O segundo você vai entender qual é lendo o que vem a seguir.

Uma águia, talvez a americana, invariavelmente cria seus filhotes por cerca de um ano. O casal na época de chocar os ovos se reveza na tarefa. Após os filhotes nascerem nunca um dos dois abandona o ninho. Como é um ponto íngreme e a queda é enorme, melhor não facilitar.

Durante o período de crescimento os filhotes comem muito. E o trabalho dos pais é dobrado, já que esses crescem numa velocidade alarmante. Haja caça pra esses bichos! Mas de forma alguma os pais deixam os filhotes tentarem algo sobre o vôo. No máximo um passeio em volta do ninho. Isso se estende por vários meses.

Quando as penugens dão lugar as penas, essas fortes e rijas para sustentar o vôo. Os pais, já de saco cheio dos bichinhos já lhes deixam ensaiar algumas batidas de asas. Mas o trabalho da alimentação continua. E como!

Quanto do ciclo de crescimento chega ao estágio de briga no ninho, onde os filhotes já se estapeiam por comida, a coisa começa a mudar de figura. Os pais passam a empurrar os filhotes para o aprendizado e ensinam como alçar o vôo. Mas ainda não um vôo completo. Apenas ensaio.

Bem, um belo dia um dos dois progenitores chega, da uma olhada naquele marmanjo folgado sentando com o rabo no ninho esperando a hora do grude. Ele olha, olha de novo, mira o abismo e chega a hora da lição dessa historia. O ‘papai’ simplesmente da um belo bico no rabo do filhinho! Esse cai do ninho para o precipício. Aí ele só tem duas opções. Ou bater as asas, voar sozinho e ganhar os céus ou se arrebentar no fim do abismo.
Pode se dizer que o desespero faz horrores nessas horas. Dificilmente ele não consegue. E desse momento em diante, não volta mais ao ninho. 
Dá certo em 99,9% dos casos. Funciona que é uma beleza.

"Sempre chega um momento que temos de nos virar por nós mesmos"

Pr. Robério Lyra Th.D
Ministro do Evangelho
Jornalista Mtb.53.839/SP 

sábado, 27 de agosto de 2011

Um Abençoado Final de Semana
A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos. O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas. O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui! Deus, não nos deixa sem resposta! quando oramos em busca de uma bênção, Deus pode dizer: sim, não ou aguarde. O Senhor sabe o que é melhor para nós! quando diz sim, ficamos felizes e glorificamos. Quando diz não, é porque nosso pedido não é da vontade dele. Quando diz aguarde, não é o momento certo, para sermos atendidos por Deus. Talvez ainda não estejamos preparados para receber essa bênção. Em qualquer situação precisamos estar em conformidade com a vontade do Senhor. Ele sabe o momento certo para todas as coisas. Enquanto aguardamos pela vontade de Deus, buscando, não devemos desistir, é preciso continuar e no momento certo Deus vai ministra a bênção pra nós. Seja qual for à resposta, sim, não ou aguarde, precisamos aceitá-la, por se tratar da vontade de Deus. Não só aceitar a resposta, mas também, glorificar a Deus. Porque Ele nos ama e quer o melhor para nós. Creia que o melhor de Deus está por vir. 

Pr. Robério Lyra . Th.D
Ministro do Evangelho
Jornalista, Mtb 53.839/SP

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Salomão foi salvo por Deus, eternamente?


Veja o que diz a palavra de Deus e a promessa, dita pelo próprio Deus a Davi seu servo, homem segundo o seu coração. em: II  Samuel cap. 7 versículos 12 a 15.
"Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de tí o teu descendente (salomão), que procederá de tí, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia(Amor) não se apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei diante de tí. Para muitos estudiosos da Biíblia esse texto está se referindo ao reino. Deus aquí  não está falando que retiraria o seu amor para sempre do reino e sim da pessoa de salomão," Veja agora como está escrito na Bíblia NTLH "linguagem de hoje". "E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos(salomão) como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre ( Reino ). Eu serei o pai dele, e ele será o meu filho. quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho. Porém não retirarei dele (Salomão ) o meu amor, como fiz com Saul(Pessoa), para que você pudesse ser rei. Deus prometeu ao seu servo Davi que o seu filho Salomão, iria construir o templo para ele, porque Deus não permitia que Davi, apesar de ser um homem segundo o seu próprio coração, construisse o templo porque ele tinha derramado muito sangue em suas batalhas. Então Deus queria que Salomão fizesse esse templo e prometeu que o reino dele seria para sempre (na descendência de Davi) e também que se Salomão viesse a pecar seria castigado pelas leis e julgamentos dos homens (sofrimentos) e não por Deus, porque o SENHOR prometeu a Davi que não retiraria dele o Espírito Santo como retirou de Saul, para que Salomão tivesse a vida eterna. A salvação de salomão não é um paradoxo ou incognita, basta ler a Biblia com humildade, sabedoria e entender que Deus na sua presciência que é uma particula da onisciência, não predisteninou salomão para salvação e sim o Senhor já sabia que no futuro salomão iria se arrepender. leia Eclesiastes cap. 12  versiculo 12.¨ Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça os seus mandamentos porque isso é o essencial para o homem¨. Estas palavras foram proferidas pelo rei e sábio salomão nos seus ultimos dias de vida !!!

Pr. Robério Lyra . Th.D
Ministro do Evangelho
Jornalista. Mtb.53.839/SP

sábado, 13 de agosto de 2011

QUEM ERA A MULHER DE CAIM ?

Em seu livro Erros que os pregadores devem evitar , precisamente as pgs. 91/92 da 8ª edição (Rio de Janeiro: CPAD, 2006), o Pr. Ciro Sanches Zibordi deixa algumas perguntas ao leitor, como exercício de hermenêutica. Que bom! Façamos o exercício, ou melhor, tentemos fazê-lo.
A primeira questão é a seguinte: "quem era a mulher de Caim"? Afinal, com quem ele se casou, se até então o Livro de Gênesis trata apenas de quatro pessoas, a saber, Adão, Eva, Caim e Abel? Como resolver isso?
Estamos em Gn 4.16,17, bem no início da Bíblia.

(1) Observemos quatro diferentes traduções para o mesmo texto:
"E saiu Caim diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque" (Almeida Revista e Corrigida ou ARC).
"Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu a luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho" (Almeida Revista e Atualizada ou ARA).
"Caim se retirou da presença de Iahweh e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden. Caim conheceu sua mulher, que concebeu e deu a luz Henoc. Tornou-se um construtor de cidade e deu a cidade o nome de seu filho, Henoc" (Bíblia de Jerusalém ou BJ).
"Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu a luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, a qual deu o nome do seu filho Enoque" (Nova Versão Internacional ou NVI).*
Note-se que, enquanto a ARC e BJ usam o verbo "conheceu", dando a entender, para nossas mentes modernas, que Caim deparou com sua esposa na terra de Node, a ARA e a NVI usam expressões diferentes: "coabitou" (ARA) e "teve relações" (NVI), o que oferece a possibilidade de que Caim já era casado quando saiu peregrinando a partir do Éden.
O verbo "conhecer" é também empregado na ARC com o sentido de ter relações sexuais nas passagens de Gn 4.1 e 25, pelo menos (A Bíblia de Estudo Pentecostal tem uma nota acerca disso, para Gn 4.1).
Desse modo, não é que Caim tenha conhecido sua esposa numa terra chamada Node. O que ocorreu foi que ele teve relações com ela na terra por onde peregrinava, porque Node ou Nod significa justamente "peregrinação", segundo a Bíblia Anotada e a NVI, além da BJ, na edição de 2002, ligar esse nome ao caráter "errante" de Caim, conforme Gn 4.14.
Sendo assim, Caim deve ter saído do Éden com sua esposa, foi peregrinando, teve relações com ela, e não só formou uma família como fundou uma cidade.

(2) É necessário recorrermos a algumas informações técnicas:
Vejamos o que diz a Bíblia Anotada para Gn 4.17, quanto à mulher de Caim: "Obviamente uma filha de Adão (cf 5:4). Pode ter sido uma irmã, sobrinha ou até mesmo sobrinha-neta de Caim. Já que os sistemas genéticos de Adão e Eva não continham genes mutantes, tal casamento não seria perigoso então, como é em nossa época..." (São Paulo: Mundo Cristão, 1994).
O Novo Comentário da Bíblia anota o seguinte, sobre a frase "conheceu Caim a sua mulher": "Sua mulher era uma das filhas de Adão. Não há motivo para supor que Caim já não estivesse casado antes de cometer o assassinato; nem de supor que, presumindo que ainda não se tivesse casado, que ele ocasionalmente não retornasse ao seu antigo lar, no decurso de suas peregrinações, e não tivesse escolhido para si uma irmã como esposa, numa dessas ocasiões" (São Paulo: Vida Nova, 1963, V. I, p. 89).
E ainda a Bíblia de Estudo Pentecostal: "Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (5.4). Caim, portanto, deve ter se casado com uma de suas próprias irmãs. Semelhante relacionamento foi uma necessidade, no início. Posteriormente, devido à proliferação dos funestos efeitos da queda e os casamentos entre parentes multiplicarem as anomalias biológicas nos filhos, esse tipo de casamento foi proibido (Lv 18.6,9; 20.12,17-21; Dt 27.22,23)".

(3) Olhemos ainda o contexto:

Em Gn 4.15, há um indício de que já existiam mais pessoas habitando a Terra, fora do Éden (?) ou de que isso poderia vir a ocorrer logo: "...E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que não o ferisse de morte quem quer que o encontrasse". E o próprio Caim diz "quem comigo se encontrar me matará" (Gn 4.14).
Não pode haver dúvidas: havia ou haveria mais pessoas naquele momento. O certo é que vieram de Adão e Eva, os primeiros habitantes da Terra, criados por obra singular de Deus, sendo Adão considerado nosso ancestral comum (Gn 1.26,27; 2.7, 18-25; Lc 3.38; Rm 5.14; I Co 15.22, 45; I Tm 2.13). Os demais seres humanos nasceram por reprodução sexual. excertos adão, eva e o Senhor Jesus !
Veja-se que em Gn 5.4 está escrito que, depois do nascimento de Sete, Adão e Eva tiveram "filhos e filhas". Certamente Caim se casou com uma dessas mulheres.
(4) Ainda sobre o contexto:
Devemos compreender também que naquela época o Ser Humano tinha uma expectativa de vida mais ampla do que a nossa. Adão viveu 930 anos (Gn 5.5), e tinha 130 anos de idade quando gerou Sete (Gn 5.3). Não precisamos entender diferente porque o texto é claro nesse sentido, o que pode ser explicado por condições ambientais distintas do que temos hoje, tendo em vista as conseqüências do pecado.

(5) Conclusão:
Considerando todos esses elementos, minha conclusão é que a esposa de Caim era descendente de Adão e Eva, não sei em que parentesco; a terra de Node é na verdade a terra pela qual Caim andou errante; circunstâncias biológicas podem explicar tanto a reprodução normal entre parentes como o maior tempo de vida desses nossos distantes ancestrais.

Pr. Robério Lyra. Th.D
¨O homem sem história é o livro sem letras¨






Jornalista. MTB. 53.839/ SP

terça-feira, 9 de agosto de 2011

LIBERTE-SE DA HIPOCRISIA !!

O QUE É HIPOCRISIA
Mateus 23
Definição: (Do grego; hypocrisia   e do latin: hypocrise + sufixo ia) “demonstração de uma virtude, dum sentimento louvável, que não se tem. Impostura, fingimento, simulação, falsidade. Falsa devoção.” Novo dicionário Aurélio da língua Portugues, Edição revista e ampliada, pg 899 – Editora Nova Fronteira. No  passado, havia uma conotação diferente do significado da palavra, cujo resultado era:  “Um apresentador de sonhos; Um orador; Um recitador de Poemas ou Um ator”. Desta ultima definição, redundou no significado da Palavra como a temos nos dias de hoje. – Nos dias de Jesus os religiosos fizeram jus a esta prático, porque haviam muitos fariseus e hipócritas entre o povo. Fariseu – Era formado por um grupo religioso, político e social. Estes exerciam na época do Senhor Jesus uma grande influência. Eles eram os “piedosos” da religião. Toda esta capa aparente de servidores piedosos e inquiridores da lei, não passava de uma fachada hipócrita. Jesus em seu discurso, chama-os diretamente de: Escribas, Fariseus e Hipócritas. Dizia o Senhor acerca da atitude deles em fechar aos homens o direito ao Reino dos céus, pois nem eles entravam e nem permitiam que os outros entrassem.
Observemos os versículos 13-29 do texto em pauta. O senhor apresenta na sua tese, a diferença entre o ser verdadeiramente e o dizer que é. O hipócrita faz o discurso mas não tem a prática.   Disse então o Senhor:  “AI DE VÓS”! Observemos com mais detalhes alguns aspectos de como funciona, opera e atua a hipocrisia no meio da congregação.  Busquemos uma compreenssão mais profunda do problema pois o Senhor colocado  o seus olhos sobre a igreja, a fim de que isto não venha a se tornar uma doença crônica na congregação.
ASSIM SE MANIFESTA A HIPOCRISIA
Quando lemos a Palavra de Deus, claramente entendemos que este mal vem se manifestando desde os dias do Senhor entre nós. Não é algo novo que tenha surgido agora, mas algo tão velho quanto a história e o homem.  Chamamos sua atenção para estes fatos.
A hipocrisia é manifestada no meio da congregação, pelo  homem que publicamente se apresenta como bondoso, como salvador, aqiele que tem a solução pra o problema. Na realidade o que ele quer  é que todos saibam que ele está ajudando ou dando esmolas.  Mt 6:2 “Quando pois deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”. Também se manifesta através de atitudes de uma falsa consagração ou jejuam o que é feito não para Deus mas para que os outros lhes dêm louvor. Mt 6:16 “Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste, como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que estão jejuando. Eu afirmo a vocês, que isto é verdade. Eles já receberam sua recompensa”.
A Hipocrisia, se manifesta tambem na vida de pessoas que usam o nome da religião e o nome de Deus para esconder sua própria fraqueza. É aquele que se nega em ajudar ao seu semelhante e até a seus próprios pais dizendo que já está com seus bens comprometido com Deus e por esta razão já não pode ajudar. Marcos 7:10-13 É aquele que quebra a lei de Deus e a sua Palavra, pois está escrito que: “Aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Quantos deixam de ajudar um enfermo ou seu próximo por causa do descanso (sábado) julgando que isto agrada a Deus. É aquele que faz sua própria religião ao invés da religião de Deus. O Senhor declara em Lucas 13:5 “Hipócritas! No sábado qualquer um de vós vai à estribaria e desamarra seu boi ou o seu jumento a fim de leva-lo para beber água”.
É a pessoa que esconde os seus verdadeiros sentimentos sob a máscara do fingimento. São iguais a aqueles que procuraram Jesus para embaraça-lo inquirindo-o sobre o tributo. A resposta do Senhor  é imediata: “Dae a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, uma colocação sábia  do Senhor. Marcos 12:15; Mateus 22:18. É o homem mau escondido sob a máscara da piedade Mt 23:28 Jesus condenando o fingimento ou a hipocrisia, disse: Mt 23:27-28 “ Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro, estão cheios de ossos de mortos e podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e de pecados”.
O Hipócrita torna-se um cego em seus próprios desatinos. Tentou enganar aos outros e acabou sendo por si mesmo enganado. Caiu na própria cilada. Deus mostra o hipócrita debaixo da condenação. Mateus 24:50-51 “Virá o senhor daquele servo num dia em que não o espera, e a hora que ele não sabe, e castigá-lo-á, e lhe dará a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.
A HIPOCRISIA É ABOMINADA PELO SENHOR
Certamente que o Senhor aborrece e não somente aborrece mas também abomina o pecado da hipocrisia, pois esta; míngua, traumatiza e atrofia a obra que o Senhor deseja realizar entre o seu polvo. O indivíduo que exerce a hipocrisia,  por não ser autêntico, também não é real e se não é real, será falso e o falso não tem direito a sentar na mesa do Senhor. Leia-se Mateus 23:13-36
HÁ ESPERANÇA PARA A COMPLETA LIBERTAÇÃO
Deus tem interesse em livrar o seu povo, a sua  Igreja, desta praga que como a traça, parece inofensiva, mas é devastadora entre o povo de Deus.  Quantas pessoas, tiveram suas vidas serem levadas ou  engano pela vangloria dos homens, desprezando a glória do grande Deus. O Desejo do Senhor, é que tenhamos entre nós pessoas que estejam atentas para servir com retidão, com singeleza e com pureza diante do Senhor. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. Observemos a oração de Davi quando diz:  I Crônicas 29:17 “Bem sei meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas”.  Não nos apresemos ao mal, não corramos para a prática da hipocrisia. Ao abrirmos as nossas bocas, falemos o que é bom e reto perante o Senhor e não esqueçamos do que está escrito em Hebreus 10:22 “Aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé”. A vida do cristão, deve ser de louvor e gratidão ao Senhor. Fujamos urgentemente dessa praga denominada “hipocrisia”, falemos a verdade uns com os outros e assim seremos verdadeiros, autênticos e fieis servos do nosso Deus.

Pr. Robério Lyra. Th.D
Jornalista. 53.839/SP

sábado, 6 de agosto de 2011

¨O QUE É AMOR¨ ?

Sintese Bíblica sobre o verdadeiro amor

O que é amor?
 Segundo vemos o amor e o sentimento de apreciação a uma  pessoa a outra a qual acompanha o desejo de sempre lhe fazer o bem , no qual o amor é a mais alta qualidade da vida cristã 1Co13, porque vemos em 1 Jo 4.8 que nos diz a seguinte coisa :aquele que nao ama nao conhece a Deus , porque Deus é caridade (amor)! A seguir vermos 4 tipos de amor :

- Eros (sexual) relacionamento conjugal a qual envolve a relação sexual e o sentimento de posse Ct 8.6 é o maor entre o marido e a esposa , que nasce de uma atração  hoje em diz este amor esta em 50% , pois exige de ambas as partes ,um maor que nao chega aser completo , poise baseado naquilo que se vê e nao naquilo que pode sentir , vejmaos alguns exemplos : hj se e atraido em muitas das vezes pelo corpo, cor dos olhos , labios etc.. mas nao pelas qualidades ou carater por isto que muitos casamentos nao se firmam , eis os verciculos que a biblia diz Ef 5.22-31,Cl 3.18,19, em muitos casos o marido deixa a esposa porque engordou um pouco , a esposa deixa o marido porque esta desempregado , porque ganha pouco e etc , mas a bilbia diz que o amor tudo suporta 1Co 13.4-7!


-Storge (familiar ) O amor entre familia , o compromisso mutuo em fazer o bem , o amor entre pais e filhos , hoje em diz diz tambem este amor esta incompleto esta em pela metade 50% porque e baseado na condicional , ou seja , dar mas quer algo em troca , mas deve haver a responsabilidade dos pais em ensinar Dt 6.4-6, Pv 22.6, Lv 18.21, Ef 6.4 e os filhos tambem em respeitar os pais Ef 6.1-3 e os pais ou os filhos nao podema amaldiçoar Tg 3.10 e sim abençoar ,pedir a Deus a suas bençãos !

-Filel (fraternal) o amor fraternal entre irmaos , deve haver a consideração, o reconhecimento, enfim o respeito , poisem salmos 133.1 diz o quao bom e quao suave e que os irmaos viavam em uniao ! a convivencia , a conduta ,o comportamento fp 2.3, a a igreja de filadelfia tambem era uma igreja fraternal, o prorpio nome filadelfia quer dizer fraternidade , eram os irmaos unidos e unanimes Ap 3 que todo tinham em comum fazer a obra de Deus mas tambem este amor esta em 50% a igreja primitiva crescia dia apos dias pq existia o amor fraternal entre eles Atos 2.42-47!

-Agape (incondicional) o amor de Deus , este incondicional que é 100% , que dar , oferece sem querer nada em troca ,s em forçar ninguem, por mais que alguem nao o ame Ele ama , a maior prova do amor de Deus a humanidade foi seu filho Jesus Cristo  Jo 3.16, 1Jo 4.910 este amor deve esta derramado em nossos corações pelo Espirito Santo Rm 5.5, por isto os tres  tipos de amor outrora citados  so ficam completos se exister o amor Agape, ou seja o amor de Deus! nos tempos antigos existia a reuniao oua festa Agape, nao que Jesus exigiu ou que os apostolos tambem exigira, mas era um metodo em que os irmaos mais ricos se reuniao e tambem os pobres e faziam um banquete e todos comiam , ou seja uma confraternização, a igreja primitiva tambem em nada tinhama em incomum , tudo era comum entre eles Atos 2.42-47 , este amor deve esta em nosso meio para que tudo va bem ! tanto em nossa vida sentimental, familiar, fisica,material e  espiritual!

Não basta ensinar, tem que ter princípios;
Não basta ensinar, tem que ter dedicação;
Não basta formar, tem que ter qualidade;
Não basta ser escola, tem que ser FATEB

Pr.Robério Lyra
Jornalista Mtb.53.839/SP

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...