domingo, 26 de maio de 2013

Toda arma forjada contra ti...


"Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor".

1) É Deus quem faz...
2) É você quem tem que fazer
3) A promessa é de Deus

Analisando pela hermenêutica, a primeira parte é Deus quem faz...
TODA ARMA FORJADA CONTRA TI...
Arma forjada, é aquela que previamente é preparada no fogo, moldada para uma determinada guerra, antecipadamente projetada. Isto, dando uma suposta certeza aos que assim trabalharam nesta ou nestas armas, de que elas seriam infalíveis.

É assim que o maligno trabalha. Ele recruta pessoas mentalmente fracas, de índoles pervertidas, caráter corrompido, e trabalha nestas mentes para se levantar contra tudo o que é objeto de culto a Deus. Certamente que o primeiro alvo são os santos de Deus. 

Existem pessoas que se levantam contra pastores, contra o louvor, contra a liturgia, contra tudo, até contra a zeladoria. São pessoas de mentalidade fraca.
Lembre-se de uma coisa: São estas pessoas que precisam ser curadas, e não rejeitadas.

Ele diz que não prosperará. Descanse, pois nisto.
A segunda parte é você quem tem que tomar posição de guerra em oração...TU A CONDENARÁS...venha de onde vier, rejeite toda língua ferina contra você... Mas lembre-se, a nossa luta não é contra a carne e sangue, por isso, perdoe os que te acusam, ou os que te ferem levianamente, mas destrua em oração as palavras MALDITAS contra você.
E em terceiro lugar, as promessa vem de Deus: "Esta é a herança dos SERVOS do Senhor..." Deixe-se abraçar por estas promessas, pois, "esta é a justiça com que Ele te cobre..."

Em Isaías 59 estão escritas as palavras mais impressionantes com respeito a justiça e o juízo. Não existem lugares, aonde se possa encontrar, ver e viver estes atributos, pois é somente pela presença de Deus, que se manifestam, tanto a justiça, juízo e misericórdia.
Está escrito neste capitulo abençoado do profeta Isaías, que, o Senhor procurou por alguém e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor. Está escrito:
“Pelo que seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve”. 
E na continuidade da palavra profética, está escrito: “Porque se revestiu de justiça, como de uma couraça...” vers.16,17
Atente para esta palavra, pois,quando você, pela palavra da verdade, é abraçado pelo evangelho da salvação, a couraça da justiça, esta mesma couraça, é colocada sobre a sua vida, (Ef.6.14) para que você aprenda a apagar os dardos inflamados do maligno, aprenda a destruir as setas que voam ao meio dia e a amaldiçoar toda língua ferina, toda arma forjada contra você. É desta maneira que você trará sobre a sua vida...

JUSTIÇA QUE VEM PELA FÉ.
Que Deus te abençoe...você é mais do que vencedor.


Fateb.

Pr. Robério Lyra - Ph.D e D.D

segunda-feira, 13 de maio de 2013


ATITUDE, FÉ E FOCO: 

OS INGREDIENTES PARA O MILAGRE.


E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco,
e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte.
E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
Mateus 14:22-25


Esse texto é muito interessante. Jesus andou, de forma milagrosa, sobre as águas. Jesus contrariou as leis da física. Mas, houve outra pessoa que também contrariou as leis da física e andou sobre as águas. Esse alguém foi Pedro. Pedro foi o único que saiu daquele barco com um milagre. Havia outros discípulos no barco. A pergunta que surge é: por que só Pedro saiu de lá com a sua experiência? É óbvio que Pedro detinha algumas qualidades que o fez desfrutar desse milagre.
Muitas vezes temos visto as pessoas sendo abençoadas ao nosso redor e nada acontece conosco. O irmão do lado tem um casamento abençoado, troca de carro todo ano, sempre é promovido, sua saúde é íntegra, sua família é abençoada, seus filhos são uma bênção. Mas, muitas vezes, conosco é diferente.
Talvez essa foi a sensação com que os outros discípulos saíram de lá. Eles poderiam ter pensado: puxa, somente Pedro andou sobre as águas. Contudo, o mais interessante dessa história é que Jesus estava lá para todos, todos podiam ter andado sobre as águas. A diferença estava em Pedro.
Muitas vezes achamos que Deus não nos escuta, quando na verdade Deus está pronto para nos abençoar. O que falta então?
1. ATITUDE. Pedro colheu o milagre porque em primeiro lugar teve ATITUDE. Ele tomou à frente, ele se dispôs. Tem muita gente pedindo a Deus pra ser promovido no trabalho, mas é um péssimo profissional. Tem muita gente pedindo pra passar num concurso público, mas não estuda. Quando não temos atitude nós dificultamos a bênção de Deus sobre as nossas vidas.
2FÉ. Pedro teve fé que poderia andar sobre as águas segundo as palavras do Senhor Jesus. No entanto, Pedro não teve fé suficiente para continuar vivendo o sobrenatural. A fé dele foi diminuindo, diminuindo até não ser suficiente.
A fé de muitas pessoas diminui quando a dificuldade aparece. A promessa existe, a palavra foi lançada, mas com o tempo a fé vai diminuindo. Jesus havia falado para Pedro: vem! Ele foi, andou por alguns metros e começou a afundar. Sua fé diminuiu.
Aprenda algo: nos momentos difíceis é que precisamos ter fé, pois são nesses momentos que precisamos do sobrenatural.
3. FOCO. O foco de Pedro estava em Jesus. Por isso ele começou a andar em direção a Cristo. Hb.12:2b. No entanto, a bíblia diz que ele começou a olhar o mar agitado, o vento forte e, assim, começou a afundar. Ele desviou o olhar de Jesus. O foco dele saiu de Jesus e foi para as adversidades. Ele olhou para as circunstâncias (Mt. 14:30).
A pior atitude que um cristão pode tomar é tirar os olhos de Jesus. As pessoas estão caindo porque não focam em Jesus.
Em resumo, com Atitude, Fé e Foco é possível alcançarmos o nosso milagre. É possível viver algo sobrenatural nas nossas vidas. Muitas vezes só falta algo da nossa parte para que o milagre aconteça nas nossas vidas.
Faça uma oração pedindo forças ao Senhor. Peça que ele te capacite para sempre estar atento às oportunidades. Peça ao senhor atitude, fé e foco.

Graça e Paz  a todos amados do Senhor Jesus !!!

Pr. Robério Lyra - Ph.D
Membro da Comadespe - Reg. 4953
Membro da CGADB - Reg. 43.156

sexta-feira, 10 de maio de 2013


A DÁDIVA DE SER MÃE


                “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se elas permanecerem em fé e amor e santificação, com bom senso.” I Timóteo 2:15
Mãe é a expressão do Amor de Deus. Ser mãe é uma dádiva de Deus. Ser mãe é receber de Deus um sublime dom. (Gera posteridade)
Ser mãe é receber um singelo dom. (Pois não existe outra forma de gerar o homem a não ser do ventre de uma mãe)
Ser mãe é receber um perpétuo dom. (Ela concebe um ser que nasce para ser eterno, nunca morrerá)
Dizem que cada criança que nasce é um telegrama de Deus anunciando que ainda ama o homem.
A MISSÃO DE SER MÃE
“Talvez um dos papéis mais preponderantes da mulher destacado na bíblia, seja o de mãe, embora todos os papéis sejam igualmente reconhecidos. Esse papel de mãe era tão importante nos tempos bíblicos que a esterilidade feminina chegava a ser considerada uma maldição divina, porquanto furtava a mulher de uma de suas funções mais importante na vida. Há casos destacados com especialidade como o de Sara( Gn 17:15), Raquel (Gn30), e Ana (I Sm 1:2). R. C.
Quanto ao caráter negativo:
Muitas noites acordadas, cansaços físicos, frustrações, renúncias, ingratidões, uma tarefa difícil, árdua.
Ser mãe não é simplesmente colocar uma criança no mundo. Ser mãe não é eximir-se de sua responsabilidade e repassá-la a outrem, como empregadas, babás, parentes, amigos e creches.
Ninguém substitui o amor e o cuidado de uma mãe.
Quanto ao caráter positivo:
É gratificante para a mãe ver o filho que ela amamentou crescido, criado, formado, bem encaminhado na vida.
É honroso para a mãe ver em seus filhos suas próprias virtudes. É alentador para a mãe ser reconhecida por seus filhos como aquela que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis, educando, corrigindo, formando, protegendo, consolando, animando.
Todo e qualquer investimento, afim de que seja próspero tem que ter uma boa mão de que o cuida. Assim é a mãe, para que seu filho seja prospero durante sua vida.
As         Ás várias funções da Mãe:
G           Gerar (conceber). Alimentar. Consolar. Dar amor. Proteção. Educar. (ensinar, edificar, exortar, corrigir, repreender). “ Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele” Pv 22:6 “ Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagrada letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo.” II Tm 3:14,15
AS VÁRIAS MÃES DA BÍBLIA
Ana (mãe de Samuel) a dor da esterilidade, não a faz desistir, mas clama a Deus que lhe responde dando-lhe o primeiro dos grandes profetas de Deus: Samuel, I Sm 1. Depois teve outros cinco filhos como bênção do Deus Altíssimo.
Rispa, a mãe modelo, mãe amorosa, não abandonou seus filhos nem quando morreram; passando aproximadamente seis meses enxotando as aves de rapina para que não comessem os corpos de seus dois filhos expostos na terra. Foi honrada por rei Davi, enterrando seus filhos nas sepulturas dos reis de Israel. (2 Sm. 21:8-14).
Quantas mães já abandonaram seus filhos, mesmo vivos? Uma tristeza.
Rispa, foi uma mãe virtuosa que entendeu e aceitou a missão de ser mãe. Uma mãe verdadeiramente convertida aos seus filhos. ( Malaquias 4:6) Mesmo em face ao sofrimento, e morte, não abandonou seus filhos nem de dia e noite ficava perto de seus corpos não deixando as aves devorar seus corpos.
Quantas mães já desistiram de seus filhos deixando que as aves das drogas, dos traficantes, prostituições, más compainhas, os pecados diversos, filmes e revistas pornográficas, namoros fornicares, namorados dormirem na casa.
Enxote essas aves de seus filhos, mande embora, mas não perca seus filhos.
Maria, mãe de Jesus, o acompanhava em todos os momentos até na hora do sofrimento da Cruz.
Mãe da filha possessa. Saiu da sua cidade Grécia de origem Siro-Fenícia levou sua filha possessa a Jesus para ser liberta. Mc 7:24-30
AS BÊNCÃOS DA MÃE VIRTUOSA
Será sempre lembrada em suas virtudes ( “Como dizia minha mãe”). Não é abandonada na velhice. Não será esquecida nem quando morrer. Será sempre amada. Seu caráter estará evidente em seus filhos e na sua posteridade. Deus a honrará como honrou a Rispa.
O amor de Deus representado simbolicamente pelo amor de mãe: “ Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que se compadece do filho do seu ventre? Mas ainda que essa viesse esquecer-se dele, eu, todavia , não me esqueceria de ti” Is 49:14,15
“ Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho… Todavia eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atrai-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para com eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei para dar-lhes de comer.” Os 11:1,3,4
Deus abençoe cada dia as mães. Para que compreendendo a sua missão na terra, nunca desfaleça, nunca desista, nunca desanime, pois estará plantando uma semente, regando com amor, paciência e oração.
Com certeza mãe você verá um dia o fruto de teu trabalho, da noite mal dormida, das lágrimas escorridas, daquele filho que se foi sem dar noticia; Deus te mostrará os frutos de tuas orações, dizendo: “filha bendita nem tudo está perdido vi tuas lágrimas e acolhi tuas orações, vede os frutos de tuas orações e de teu labor.”

Graça e Paz aos amados do Senhor !
Pr. Robério Lyra.Ph.D

sábado, 4 de maio de 2013

filhos da graça ou da ira?


Ou somos filhos da graça ou filhos da ira...
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. (Efésios 2: 1-3)

O que Paulo diz acima é extremamente elucidativo no que diz respeito a ensinar-nos de onde vem a “ira de Deus”.

Já tenho dito inúmeras vezes que a “ira de Deus” não é uma ação divina de esmagamento humano, mas a simples retirada do Espírito da Graça que a todos protege; a todos os que andam em verdade e no temor de Deus; mesmo que não conheçam o Evangelho como “informação”.

Paulo diz que a “ira” da qual nos tornamos um dia “filhos” — outrora — é fruto de já termos nascido mortos em delitos (pecados deliberados) e em pecados (tortuosidade essencial de cada um). Por isto ele diz que se trata de algo na nossa “natureza”.

A ordem histórico-psicológica dos fenômenos descritos por Paulo é “mortos em pecados e delitos” (ao invés de ser “em delitos e pecados”).
Digo isto porque a doença primal é o “pecado essencial”; e que se manifesta como inclinação, como pulsão, como vontade, e como pensamentos; e que produzem o pecado deliberado (delitos).

Ou seja: todos os delitos são gerados pelos elementos de qualidade essencial que nos habitam a “natureza” do ser-caído.

Assim, nós temos:

A natureza essencial; e suas inclinações e fomentações de volição animal e dos pensamentos, estimulados pelas nossas “inclinações”. Os delitos, os quais são gerados por tais pulsões de natureza essencial.

Ora, a tais elementos, são agregados outros fatores e influencias; a saber:
O curso deste mundo – que é o acumulo de todas as nossas pulsões e volições caídas, e que formam a massa e o volume daquilo que nós chamamos de “Humanidade” ou de “mundo”, no sentido negativo.

O príncipe da potestade do ar, e que atua nos filhos da desobediência – alusão aos espíritos que trabalham contra a vida humana; e que são associados ao diabo ou satanás.

Portanto, temos nossa natureza (volição, inclinação, vontade, instinto animal) sob a influencia daquilo que coletivamente nós mesmos criamos (o mundo), e que existe alimentando os principados e potestades que exercem sobre nós a mesma qualidade de influencia que lhes servimos como natureza e inclinação nossos.

É nesse contexto que Paulo nos chama de “filhos da ira” em nosso estado essencial, sem a consciência do Evangelho; ou, quando entregues às nossas vontades, pensamentos e inclinações.

Assim, a “ira” que sobre nós está, de fato, não vem de fora de nós, mas de nossa própria natureza intrínseca.
Ou seja: a ira de Deus é o andar humano sem Deus!

Desse modo, tudo quanto as Escrituras designam como juízo divino nada mais é que a volta daquilo que os humanos produzem em seu próprio caminho...

A natureza inclinada à morte, é filha de um andar sem entendimento de Deus, e que se entrega às suas próprias vontades, desejos e inclinações, os quais geram os pensamentos que haverão de se transformar em comportamento objetivo, moldando um mundo que alimenta os poderes espirituais que se servem da própria produção humana, e que recaem outra vez sobre os próprios homens como fator de influencia poderosa.

Ou seja: tais poderes “atuam” sobre os humanos; individual e coletivamente.
Andar sem este entendimento é caminhar no caminho da ira!

Ira...; porque o andar sem a consciência do amor de Deus e sem a determinação da vida em fé no que como Graça já nos foi feito, é aquilo que nos põe no chão da calamidade interior.

Assim, paradoxalmente, a “ira de Deus” nada mais que a maldade humana voltando-se sobre ele próprio.
A cura para tal mal é o perdão de Deus!

E isto é que é chocante para a maioria das pessoas. Sim! Porque sempre se pensa que é a moral ou o comportamentalismo os poderes que podem curar o homem — sendo que Paulo diz que tais coisas têm aparência de sabedoria, mas não possuem nenhum valor contra a sensualidade.

Assim, Paulo continua:

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou; e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos; e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Desse modo, ainda que pudesse escrever um tratado sobre assunto tão vasto e de aplicações tão profundas e abrangentes, quero, todavia, apenas estimular você a tomar posse pela fé de todo o bem que da Graça nos vem; e, pelo qual, deixamos de viver sob a culpa que emula os instintos mais animais de nosso ser.

Se, todavia, crermos, a fé nos põe perdoados no caminho da Graça; que é a exata contraposição ao caminho da ira.
Existir como “filho da ira” é viver sem a consciência do perdão de Deus e de Sua Graça para conosco! Ou o que sobra para a alma humana sem a consciência do amor de Deus?

Ora, sobra apenas a culpa essencial que estimula a pessoa a existir somente em função da busca de algum significado para a vida, o que, frequentemente a coloca exatamente na vereda das pulsões e em obediência aos estímulos que nela brotam consciente ou inconscientemente.
É a falta dessa consciência que alimenta o poder de toda forma de sacerdotalismo entre os humanos — seja religioso, seja moral, seja psicológico, etc.

Também todas as nossas neuroses e paranóias nascem desse chão no fundo do ser. Sim! Desse chão sem amor e perdão!
Graça e Paz !
Pr. Robério Lyra - Ph.D.

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...