quarta-feira, 23 de maio de 2012

domingo, 20 de maio de 2012

PARCERIAS E APOIO DA FATEB :

A FATEB TEM O PRAZER E A SATISFAÇÃO DE COMUNICAR AOS 
SEUS ALUNOS , SEGUIDORES DESTE BLOG E TODOS SIMPATIZANTES
E ESTUDIOSOS DA PALAVRA DE DEUS QUE, FEZ PARCERIA E APOIA 
AS DEGUINTES INSTITUIÇÕES:

PARCERIA DA FATEB:

ORTEBRAS
ORDEM DOS TEOLOGOS DO BRASIL

OMEN
ORDEM DOS MINISTROS EVANGÉLICOS NACIONAL

CONIPA
CONSELHO NACIONAL E INTERNACIONAL DE PASTORES

A FATEB APOIA A SEGUINTE INSTITUIÇÃO:

 O PROJETO MANHÃ COM A FAMILIA.
QUE TEM A FINALIDADE DE ALIMENTAR MUITAS
FAMILIAS NO BRASIL E NO MUNDO.
www.pmcfmanhacomafamilia.blogspot.com
fones. (19) 8301-0373 TIm - (19) 9614-1796 Vivo

www.pmcfmanhacomafamilia.blogspot.com

   

sexta-feira, 4 de maio de 2012


Dúvidas Mais Frequentes Sobre a Formação em Psicanálise

- Ao terminar um curso  livre de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE poderei clinicar como PSICANALISTA?

SIM. A profissão como PSICANALISTA em nosso pais é LIVRE equalquer pessoa que possua uma formação, em caráter livre, em psicanálise pode clinicar e trabalhar legalmente com a psicanálise. O que existem são pressões morais e não legais de alguns profissionais da área da saúde, principalmente médicos e psicólogos, que tentam impedir o trabalho profissional do PSICANALISTA, mas isto é somente algo de cunho político. Porque legalmente nada pode ser feito contra o exercício da PSICANÁLISE no Brasil.

- Quem é o Psicanalista dentro das leis brasileiras?

O PSICANALISTA dentro das leis brasileiras é um profissional que trabalha em consultório,clínicas e afins seguindo a metodologia terapêutica desenvolvida por Freud ou pelos seus seguidores(neo-freudianos). O Psicanalista no Brasil são formados através de curso livres e são classificados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) do MINISTERIO DO TRABALHO, Portaria número 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50.Permitindo-o trabalhar como PSICANALISTA em todo o território nacional.

- Porque os cursos de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE são abertos para qualquer área do conhecimento humano?

É aberta para todos os interessados, porque não existe nenhuma lei no Brasil que determine o contrario. Daí qualquer pessoa que tenha uma formação em psicanálise pode desenvolver trabalhos terapêuticos nesta área. Isto quer dizer que a formação em psicanálise não é exclusiva dos médicos e/ou psicólogos, como muitos pensam e tentam levar os outros a acreditarem nesta inverdade.

- Então a Psicanálise no Brasil é de exercício profissional LIVRE?

SIM. No Brasil a psicanálise é de exercício profissional LIVRE e não existe regulamentação profissional.E em vários outros paises do mundo também é assim.O que existem são pressões políticas que tentam fazer com que atos mitômanos sejam impostos por terceiros.

- Quem pode fazer estes cursos, livres, de formação em psicanálise?

Qualquer pessoa e que queira se tornar um profissional da Psicanálise. Os pré-requisitos para formação em psicanálise depende de escola e/ou sociedade que ministram estes cursos. A entidade Como outras de formação em psicanálise  aceitam as  pessoas possuidoras somente do ensino médio(antigo segundo grau).

- Além da psicanálise existem outras formações terapêuticas que não são somente para médicos e psicólogos no Brasil?

Existem sim. Infelizmente a psicanálise foi bastante divulgada em nosso pais e algumas entidades pensando somente nos interesses financeiros passaram a ministrar cursos de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISEe desenvolver trabalhos sem qualidade profissional e educacional.O que acabou chamando a atenção de forma negativa para a técnica e formação psicanalítica.
Temos ainda a Formação em TERAPIA DE FAMÍLIA, BIOENERGÉTICA, PSICODRAMA, TERAPIA TRANSPESSOAL etc que tem suas formações abertas para os diversos profissionais das várias áreas dos saberes, não sendo exclusivo para médicos e psicólogos. Sendo que algumas entidades que realizam tais formações terapêuticas, inclusive de psicanálise, somente aceitam como seus alunos os médicos e psicólogos.Mas isto é uma determinação estatutária e de cunho pessoal destas entidades e não uma obrigatoriedade legal.
Como vivemos em um pais democrático, temos que respeitar as posições destas entidades.Da mesma forma como elas tem que respeitar as nossas. Pois a leis existem para serem seguidas por todos os cidadãos. Se não existem leis para proibirem porque temos que nos sujeitar aos interesses de pessoas e/ou de entidades jurídicas?
Algo semelhante acontece com a acupuntura. Que também não tem regulamentação profissional no Brasil. Mas existem escolas e sociedades de acupuntura que somente aceitam médicos e profissionais da área da saúde de nível superior. Mas isso não quer dizer que os demais não possam trabalhar profissionalmente. Esta questão passa a ser algo de cunho político e com características morais e não legais.

Pr. Robério Lyra . Th.D
Membro da Comadespe e CGADB 
Jornalista MTB nº 53.839/SP
Psicanálista Clínico

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...