quarta-feira, 30 de novembro de 2011

É certo comemorar o Natal ?



“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” – Lucas 2:10-11.

Quando chega esta época do ano, é comum surgirem algumas pessoas com dúvidas sobre se devemos ou não comemorar o Natal. Normalmente, estes irmãos têm receio em tomar parte de uma festa que é considerada como de origem pagã e blasfêmias por alguns críticos.
Realmente, não há como dizer se Jesus nasceu em 25 de dezembro. E é quase certo que não tenha sido nesta data, em virtude de algumas “pistas” que são dadas no texto bíblico.
Já ouvi pessoas dizerem que não podemos comemorar o Natal porque ele foi criado para fazer reverência a deuses pagãos da  Antigüidade, e até mesmo a árvore foi inventada para pendurar as cabeças dos cristãos, como aquelas bolas coloridas representam, segundo eles, apesar de que a Enciclopédia Virtual diz que a tradição de montar a Arvore de Natal, é atribuida a Lutero, o qual desejou mostrar a algumas crianças como estaria o céu na noite do nascimento de Jesus. Para fazer isso, Lutero apanhou uma árvore e a enfeitou com pequenas velas coloridas e maçãs vermelhas (para dar um aroma).

Nos dias atuais…

Eu e você não comemoramos o Natal para adorar qualquer deus pagão; tampouco enfeitamos as árvores para representar nossos irmãos degolados do passado. Para nós, o Natal é o momento de encerrarmos o ano com um espírito mais fraterno e solidário, unindo nossas famílias em laços de amor.
Se as comemorações do Natal verdadeiramente surgiram com objetivos pouco nobres (o que parece ser mais lenda do que fato), isto não importa. O que vale é o espírito com que nós utilizamos esta data HOJE.
O mesmo ocorreu, por exemplo, com alguns hinos do Hinário de certa Igreja. Algumas composições que estão lá, e são cantadas para louvar a Deus centenas de vezes ao ano nos cultos, não foram criadas com o propósito de adoração litúrgica. Alguns eram cantados nos bares, ou são arranjos musicais de hinos nacionais, ou foram criados por pessoas que nunca guardaram os Mandamentos de Deus – e nem crentes eram!
Devemos, também, deixar de usar o Hinário por causa disso? É claro que não!
Fato curioso também ocorreu com as GRAVATAS. Há quem diga que elas foram criadas para serem um símbolo “fálico”, ou seja, uma representação homossexual do órgão viril masculino. Você já parou para pensar que utilidade prática elas têm? Portanto, é provável que este “mito” tenha algum fundo de verdade…
Devemos, também, deixar de usar gravatas por causa disso? É claro que não!
Tanto com relação ao Hinário, quanto às gravatas… e o Natal… mesmo que sua origem seja duvidosa (e até obscura), o fato é que HOJE nós não os utilizamos como meio de blasfêmia, luxúrias, diversão ou representações homossexuais.
Para finalizar este comentário.
“Para 0s Jovens, de idade imatura, e mesmo para os de mais idade, é este [o Natal] um período de alegria geral, de grande regozijo”.
“Sendo que o dia 25 de dezembro é observado em comemoração do nascimento do Senhor Jesus Cristo, e sendo que as crianças têm sido instruídas por preceito e exemplo que este foi indubitavelmente um dia de alegria e regozijo, será difícil passar por alto este período sem lhe dar alguma atenção. Ele pode ser utilizado para um bom propósito”.
“Pelo mundo os feriados são passados em frivolidades e extravagância, glutonaria e ostentação. … Milhares de dólares serão gastos de modo pior do que se fossem lançados fora, no próximo Natal e Ano Novo, em condescendências desnecessárias. Mas temos o privilégio de afastar-nos dos costumes e práticas desta época degenerada; e em vez de gastar meios meramente na satisfação do apetite, ou com ornamentos desnecessários ou artigos de vestuário, podemos tornar as festividades vindouras uma ocasião para honrar e glorificar a Deus”.
“Deus muito Se alegraria se no Natal cada igreja tivesse uma árvore de Natal sobre a qual pendurar ofertas, grandes e pequenas, para essas casas de culto. Têm chegado a nós cartas com a interrogação: Devemos ter árvores de Natal? Não seria isto acompanhar o mundo? Respondemos: Podeis fazê-lo à semelhança do mundo, se tiverdes disposição para isto, ou podeis fazê-lo muito diferente. Não há particular pecado em selecionar um fragrante pinheiro e pô-lo em nossas igrejas, mas o pecado está no motivo que induz à ação e no uso que é feito dos presentes postos na árvore”.
Veja que o problema não está em comemorar o Natal, ou colocar árvores enfeitadas, etc.
O erro está em usar esta data com o mesmo propósito que alguns não-conhecedores do Senhor  Jesus , usam: ostentação, frivolidades, luxo, comilança, gastança, etc.
Se você utilizar o Natal como uma oportunidade de falar de Jesus para seus amigos e parentes, ou ajudando àqueles que tanto necessitam do nosso cuidado e amor… certamente você estará fazendo a coisa certa.

Pr. Robério Lyra . Th.D
Jornalista. Mtb. 53.839/SP

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O espinho de hoje... será a flor de amanhã !!!

 Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor... e uma borboleta.
Mas Deus lhe deu um cacto... e uma lagarta.
O homem ficou triste pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Daí pensou : Também, com tanta gente para atender...
E resolveu não questionar.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores.
E a horrível lagarta transformara-se
em uma belíssima borboleta.
Deus sempre age certo.
O Seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu a Deus uma coisa
e recebeu outra, confie.
Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que
você precisa, no momento certo.
Nem sempre o que você deseja... é o que você precisa.
Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar.
O espinho de hoje... será a flor de amanhã
Pr. Robério Lyra

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UM BOM ORADOR !



Um bom orador...
  • Passa uma imagem confiante e tem segurança do tema em questão;
  • Sabe adequar a linguagem utilizada à plateia, sempre tomando cuidado para não usar gírias ou cometer erros de português;
  • Sabe gesticular sem exageros;
  • Preocupa-se com a sua postura, aparência, higiene pessoal e vestimenta.
  • Qual o seu perfil de orador
  • Na hora do discurso, cada orador levará para o público um pouco da sua personalidade. O fato é que cada um tem um estilo próprio, que deve ser mantido, pois isso transmite naturalidade.

    Contudo, em determinadas situações, é preciso adaptar-se às particularidades do local, do contexto e, especialmente, do público. Vamos a alguns exemplos que mostram, de um modo geral, posturas adotadas por oradores e alguns erros mais comuns.
Seja você mesmo!

Seguir técnicas é importante, mas não fique aprisionado nelas. Não importa qual o seu estilo,  Leitura e informação
Já foi enfatizado o quanto o domínio do conteúdo irá pesar positiva ou negativamente no momento da apresentação. Sendo assim, o primeiro passo a ser feito é cercar-se de toda e qualquer informação relacionada ao tema. Para isso, seguem algumas dicas:
  • Busque livros que são referências no assunto, selecione os principais tópicos e os utilize como fonte para a montagem da apresentação.
  • Na internet existe um milhão de oportunidades para se encontrar informações como: vídeos, sites de empresas ou institutos, artigos publicados em jornais e revistas, blogs, imagens, enciclopédias virtuais etc..
  • Assista palestras relacionadas ao tema e utilize o aprendizado adquirido como fonte de inspiração.
  • Uma outra possibilidade é entrevistar personalidades importantes envolvidas com o assunto da apresentação. A oportunidade de fazer perguntas para especialistas é uma ótima forma de apropriar-se do tema e solucionar dúvidas com alguém que transmita segurança nas respostas.
  • Para finalizar, uma das dicas mais importantes é: acredite no seu discurso. Se você tiver um laço emocional com o tema em questão, ou seja, gosta do que faz e quer se apropriar disso, com certeza terá motivação suficiente na busca de boas referências, exemplos e novidades a serem expostas para o seu público!
O importante é ser autêntico e passar para as pessoas uma imagem verdadeira.

Pr. Robério Lyra - Th.D
Jornalista. Mtb. n°de reg.53.839/SP

Posts - Populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...